x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 904

Food Truck Espetinho

francisco alex sousa xavier

Francisco Alex Sousa Xavier

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2017 | 18:05

Boa tarde,
Sou estudante de Contabilidade, e estou pretendendo abrir um FOOD TRUCK de Espetinho, colocar uma carretinha no carro (uma carroceria parecida com um quiosque acoplado no carro), e tenho algumas dúvidas sobre a contabilidade do mesmo,

1 - Sou MEI optante pelo simples, e tenho que emitir cupom fiscal a cada venda? provavelmente meu faturamento será de uns 3.500,00 mensais.

2 - Preciso de autorização da prefeitura para funcionar em diferentes lugares? so tenho essa dúvida pois vou ser móvel, provavelmente ficarei transitando semanalmente em alguns pontos para ver qual o melhor,

3 - Tenho que comprar insumos com CNPJ obrigatoriamente? se sim, queria saber se tenho que ter alguma escrituração de estoque, compras e etc...

Desculpe as perguntas que podem até ser insignificantes, vou tentando sempre me aprimorar mais, agradeço a atenção.

KLEBER PEREIRA

Kleber Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2017 | 18:24

Antes de se formalizar, o ambulante, com ou sem lugar fixo, deve verificar na Prefeitura de sua cidade se pode exercer sua atividade no local escolhido. A obtenção do CNPJ, a inscrição na Junta Comercial e o Alvará Provisório não dispensam o atendimento às normas de ocupação dos Municípios, que devem ser observadas e obedecidas.

Embora o Portal do Empreendedor faça a emissão do documento que autoriza o funcionamento imediato do empreendimento, as declarações do empresário, de que observa as normas e posturas municipais, são fundamentais para que não haja prejuízo à coletividade e ao próprio empreendedor que, caso não seja fiel ao cumprimento das normas como declarou, estará sujeito a multas, apreensões e até mesmo fechamento do empreendimento e cancelamento do seu registro.

A contabilidade formal como livro diário e razão é dispensada. Também não é preciso ter Livro Caixa.
Contudo, o empreendedor deve zelar pela sua atividade e manter um mínimo de controle em relação ao que compra, ao que vende e quanto está ganhando. Essa organização mínima permite gerenciar melhor o negócio e a própria vida, além de ser importante para crescer e se desenvolver.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.