x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 27.680

Contribuição ao inss para dentista com CEI

Gabriela

Gabriela

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2017 | 16:28

Prezados, boa tarde!

Fiquei na dúvida se esta sala seria a mais adequada para responder a minha pergunta sobre contribuição ao INSS para dentista com CEI.

Temos um cliente que possui um consultório dentário com funcionário registrado pelo CEI que é cadastrado na Previdência Social. A minha dúvida seria, como ele(dentista) paga a GPS desse funcionário, ele estaria contribuindo para o INSS dele(dentista) também através da empresa (CEI)? O nosso cliente, dentista, já contribui através da GPS de contribuinte individual através do código 1007 com 20% sobre o salário mínimo vigente, R$ 880,00. Esse mês de janeiro/17 ele disse que não pagaria a competência 12/2016 (GPS de contribuinte individual) pois já contribuía através do recolhimento da GPS do funcionário. Isso procede?

Grata,

Gabriela Martins
Aux. Escritório
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2017 | 16:34

Gabriela

Esse mês de janeiro/17 ele disse que não pagaria a competência 12/2016 (GPS de contribuinte individual) pois já contribuía através do recolhimento da GPS do funcionário. Isso procede?


Não procede, o INSS que ele paga é apenas da folha. Por ser um valor maior que apenas o desconto do salário do funcionário por conta das outras alíquoztas ele pode ter se confundido.

Veja este tópico:

www.contabeis.com.br

http://www.econtalex.com.br/index2.php?pag=ver_noticia&cod=257

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Deisenely B C Mendonça

Deisenely B C Mendonça

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 11:33

Bom dia

Se puderem gostaria de tirar uma dúvida, eu tenho um caso parecido.

A dentista responsável pelo CEI, quer contribuir, o problema é que se eu inclui-la na folha de pagamento, ela vai pagar 20% parte CEI e 11% da parte dela, totalizando 31%.

Só que eu fiquei pensando se, eu não inclui-la na folha e gerar a guia dela no site da previdência ela vai pagar 20%, seria correto fazer isso, ou sou obrigada a colocar ela na folha de pagamento?

Muito obrigada

Deisenely B C Mendonça

Deisenely B C Mendonça

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 14:45

Karina Louzada muito obrigada

eu li o texto, tem uma parte que diz

Todo profissional liberal, nele incluída o médico, dentista, advogado, contador, etc, que presta serviços a pessoas físicas fica obrigado ao recolhimento das contribuições previdenciárias no valor de 20% dos efetivos serviços

então não é obrigado a colocar na folha junto com o funcionário, pois, nesse caso seria 20%

muito obrigada

Tatiana Ramos

Tatiana Ramos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 15:32

Gabriela, mas o nome do dentista não esta na folha né ??!! então não entra nada pra ele,
a folha do dentista com CEI, fica com as seguintes alíquotas na GPS somente para o empregado,

8, 9 ou 11% empregado
20% patronal
RAT
4,5% terceiros,

a minha folha de dentista com empregados eu faço assim.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 15:38

Boa tarde!

A base de cálculo para a contribuição previdenciária do contribuinte individual (dentista) é o valor que ele recebe pela prestação dos serviços. Se recebe apenas de PFs, então a alíquota é 20%.

O Livro Caixa serve para calcular o valor do IR, através do carnê-leão ...



VITOR

Vitor

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 10 maio 2017 | 10:32

Boa dia,

Estou procurando informações sobre CEI de dentista, por favor confirmem se entendi direito.

A matricula CEI é para recolhimento do FGTS e INSS do funcionário do consultório, as alíquotas são:

INSS
8, 9 ou 11% empregado
20% patronal
4,5% terceiros,
RAT (???)

FGTS
8%

O INSS do dentista seria baseado no seu faturamento mensal (clientes PF) e recolhido pelo carne leão com alíquota de 20%.

Outra duvida, quais seriam o código de recolhimento do INSS do dentista ( carnê leão)

E os códigos para cadastramento do CEI seriam esses?

FPAS - 566
Terceiros 099
GPS 2208
Natureza Jurídica 4049
CNAE 8630-5/04

Entendi certo ?????

Agradeço a ajuda desde já.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 10 maio 2017 | 13:28

Vitor Valbusa Caetano dos Santos

Boa tarde. O carnê-leão é para recolhimento do "IR". A contribuição previdenciária do dentista deve ser recolhida numa GPS, "código 1007 - Contribuinte Individual - Recolhimento Mensal - NIT/PIS/PASEP".

VITOR

Vitor

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 10 maio 2017 | 13:36

É verdade Marcio, muito obrigado.

Alguém pode me ajudar nas outras questões que sitei a cima??

Obrigado.

VITOR

Vitor

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 29 maio 2017 | 15:38

Boa tarde,

Quando vou abrir a matricula CEI qual tipo de matricula devo utiliza?
*Equiparado a empresa ou
*contribuinte individual

Porque em ambos não consigo utilizar o CNAE 8630-5/04 e a natureza jurídica 4049.


Desde já agradeço a ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.