x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.831

Demonstrações Contábeis Consolidadas - Grupo de Empresas.

JOEL NEVES

Joel Neves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2017 | 10:41

Bom dia a todos!

Gostaria de uma ajuda sobre as Demonstrações Contábeis Consolidadas, quando eu posso fazê-la?

Estou vivendo uma situação muito aqui na empresa, onde a controladora executa toda as ações tanto financeira, administrativa, de tomadas de decisões etc. da controlada. Aparentemente temos um Grupo Econômico.

Exemplo de algumas movimentações entre elas espero que possam me entender:
A controladora envia dinheiro a controlada para o pagamento de despesas da própria controladora. isto ocorre porque a controladora não tem a conta corrente de exigência do documento (na maioria custas processuais diversas), e pra não abrir uma conta corrente em nome da controladora somente para pagamento destas despesas, opta-se por pagar pela controlada que já tem essa conta aberta.
Porém todas as movimentações financeiras (tirando a folha de pagamento e essas custas processuais) da controlada, tudo que entra ou sai são administradas e pagas pelas contas correntes da controladora.
Valores de caixa também são repassados entre elas sem comprovação bancária.

Minha dúvida é a seguinte
Eu posso consolidar as demonstrações financeiras dessas empresa?
Essa verbas enviadas entre elas, deverá ter uma equivalência patrimonial?
Existe alguma lei ou norma que me impede a consolidação?

Desde já agradeço á quem puder me ajudar.
Joel Neves.


Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2017 | 13:53

boa tarde !!

Segue informações:

Eu posso consolidar as demonstrações financeiras dessas empresa?
RESP: Sim, se forem empresas do mesmo grupo, sem problemas

Essa verbas enviadas entre elas, deverá ter uma equivalência patrimonial?
RESP: Não, pois não transitam no resultado das empresas

Existe alguma lei ou norma que me impede a consolidação?
RESP: Não

Esses valores que transitam de uma empresa para outra devem estar numa conta corrente distinta em ambas empresas e a "devolução" do valor tem que ser feita o mais rápido possível para que não seja caracterizado mutuo entre as empresas.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
JOEL NEVES

Joel Neves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 09:19

Bom dia Anderson Kolera!
E Desde já muito obrigado pela resposta.

Entendido. porém em hipótese alguma há reembolso entre elas e/ou devolução de verbas, é um grupo de empresas em um mesmo prédio administradas pela controladora (os sócios/donos são os mesmos) administrativo e financeiramente falando. Tanto entratas quanto saídas.

E quando não há o envio de verbas entre as empresas, porém há o pagamento, tanto controladora pagando despesas da cotrolada, e, controlada pagando despesas da controladora?

Devo reconhecer estes pagamentos diretamente no resultado, ou há expressamente a necessidade de reconhecer os ativos e passivos? Adianto que não não haverá reembolso entre as mesmas, são tratadas como se fossem uma empresa apenas ou um grupo econômico.

Por exemplo; despesas com alimentação, vale transporte, telefonia etc - apesar das NF's serem emitidas em nome da controlada, são pagas pela controladora - e não haverá reembolso.

Desculpe se não estou sendo claro, espero que me entender.

Desde já agrdeço.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 09:43

bom dia Joel !

Se essas empresas possuírem CNPJ distintos, essa operação esta totalmente em desacordo com as normas contábeis (principio da entidade) e podendo ser atuado pelo fisco, caracterizando mutuo entre PJ´s.

Aconselho voce a rever essa operação, pois poderá trazer transtornos no futuro.

Essas empresas estão no Lucro Real ou entregam ECD ?


Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
JOEL NEVES

Joel Neves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 10:24

Bom dia Anderson Kolera!

Estes são os meus medos, estou a pouco tempo nesta empresa e tenho tantos apontamentos que nem imaginas!! O contador que assumiu por muitos anos a empresa, apenas garantiu, deixar o fisco longe deles. Entregando obrigações fiscais e sociais mais visadas pelo nosso fisco.

Porém neste momento a empresa está encontrando barreiras por não terem uma contabilidade segura e correta e/ou finalizada, por parte de seus clientes, aí que vieram acordar.
Hoje estou aqui tentando corrigir um mundo de coisas (até o momento não fui vencido pelo cansaço na tentativa de ajudar), mas sabe Deus até quando.
Porém eles terão que rever muitos erros administrativos e principalmente cultural - que é um dos maiores problemas - se quiserem ter um balanço patrimonial fidedigno.

A tentativa que faço agora é reunir o máximo de informação possível pra mostrá-los, que a única opção é a mudança de gerir a empresa.

Estão no Lucro Presumido.
E não entregam ECD

Mais uma vez muito obrigado pela resposta, Anderson Kolera.

JOEL NEVES

Joel Neves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 10:41

Obrigado meu amigo!

Infelizmetne temos um legado de contadores que tinha como função apenas atender o fisco, e hoje estou com uma dessas "malditas heranças" e tenho que desfazâ-la pra que nossa área seja cada vez mais valorizada e que seja apagada de uma vez por todas esta visão de "guarda-livros" que muitas empresa ainda tem de nossa área.

também espero ter sucesso aqui meu amigo.

E quando isso acontecer, todos ficarão sabendo, inclusive você.

Obrigado e um grande abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.