x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 804

acessos 107.179

Rais 2017 *** Ano Base 2016

ALAN

Alan

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 2 agosto 2017 | 08:21

Olá pessoal bom dia. Gostaria da ajuda de vocês em uma situação que ocorreu aqui: Informei a RAIS 2017 - Ano Base 2016 normalmente no dia 17/03/2017.
Acontece que a maioria dos beneficiários que deveriam ter recebido o Abono a partir da semana passada não conseguiram receber. Pude constatar conforme relatos dos próprios beneficiários que somente 4 conseguiram receber.
Na semana passada quando os funcionários vieram aqui eu consegui retirar no site rais.gov.br o comprovante individual de que o funcionário foi informado, realizando a busca pelo número do pis/pasep (acontece que essa função não está funcionando no site citado desde o início dessa semana).
O problema é que quando os beneficiários se dirigem ao banco para realizar o saque do abono eles são informados que não foram informados na RAIS.
Entrei em contato com o número 0800-7282326 e lá possui uma mensagem eletrônica avisando que não fornecem informações sobre o recebimento do Abono Salarial.
Entrei em contato com a Ouvidoria do MTE e até agora não obtive resposta. Agradeço se alguém puder ajudar.


Fabiana Pereira

Fabiana Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 27 setembro 2017 | 13:23

Boa Tarde,

Fiz a retificação de uma RAIS , incluindo um funcionário, entreguei o comprovante e ja consta no sistema. O mesmo foi tentar sacar seu abono e não conseguiu, o atendente da caixa disse que ele perdeu o direito, agora ele quer que o escritório pague o valor para ele, alguém ja viu alguma situação parecida, como proceder?

Att

Fabiana

Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 27 setembro 2017 | 15:11

Fabiana Pereira nunca vi tal situaçao. Mas foi comprovado que o funcionário teria realmente o direito para receber?

Memento Mori.
ELISANGELA

Elisangela

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 11:35

Fabiana Pereira Bom dia, já aconteceu de uma funcionaria não entrar na Rais e ser feita a retificação, a mesma ouviu essa mesma resposta do Rapaz da Caixa Econômica, porém não tem fundamento, pois é um direito do funcionário. Oque Aconteceu foi o seguinte: Ela aguardou até a próxima data de aniversario dela para ver se sairia caso não , ela voltaria lá, e o pis saiu, é bom ele procurar outra caixa Econômica, ou você irem lá para mais esclarecimento.

Daniele Lima

Daniele Lima

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 10 outubro 2017 | 10:04

Vânia, bom dia!

Poderia me tirar uma dúvida?

Tenho que fazer uma RAIS antecipada com a baixa da empresa em 13/07/2017.

Vi que podemos utilizar a RAIS 2016 para informar. Minha duvida é a seguinte: no meu caso no ano de 2016 teve um funcionário declarado. Para enviar com a data de encerramento eu tenho que excluir esse funcionário? Pois ele foi declarado em 2016 como transferência de empregado em 01.11.2016.

Abs.,

Daniele

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 10 outubro 2017 | 16:58

Olá Daniele Lima
boa tarde,

O encerramento se deu em 2017 e este vinculo refere-se a 2016 certo?

Se não houveram vínculos em 2017, informe apenas o encerramento.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
ANA KARINA MONT SERRAT TELES

Ana Karina Mont Serrat Teles

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 31 outubro 2017 | 14:50

Boa tarde!

Fiz o envio da rais normalmente. Na hora do envio não prestei atenção e houve a importação de um funcionário que não esteve trabalhando na empresa durante todo o período de 2016. O funcionário foi receber o seu PIS e a caixa informou que existia o registro indevido dele em uma segunda empresa, impossibilitando o mesmo de receber o seu abono. Entrei no site da RAIS e fiz a exclusão da informação deste funcionário, existe a obrigatoriedade de qualquer outro procedimento para que essa exclusão seja completa ? Devo retificar alguma coisa ?

O funcionário trabalhou em 01/01/2014 , desligamento 09/01/2015 ; houve nova admissão 13/04/2015 , afastamento 18/09/2015. Quando o sistema importou ele lançou todas as datas de afastamento acima como ano base 2016.

Julia Bresolin

Julia Bresolin

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 6 dezembro 2017 | 08:27

Bom dia!

Transmiti a Rais retificadora dos anos base 2013, 2014 e 2015 em 27/11/2017, devido ter sido verificado erro no valor da remuneração de um empregado. Tenho em mãos o protocolo de entrega e o nº do CREA, mas ao tentar emitir o recibo aparece a mensagem: NAO FORAM ENCONTRADAS INFORMACOES PARA SUA SOLICITACAO .
Eu nunca havia feito Rais Retificadora, achei estranho o nº do CREA (Oculto)
Alguém já passou por isso?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 16:27

Olá Danielle Inojosa Ferreira Fiorini
boa tarde,

RETIFICAÇÃO DA RAIS ANO-BASE 2016

DADOS DO ESTABELECIMENTO

Para a retificação dos dados do estabelecimento, exceto os campos CNPJ/CEI ou CEI Vinculado - clicar na opção "Retificação: dados do estabelecimento", preencher corretamente o formulário com todos os dados solicitados e, em seguida, clicar na opção "Enviar".

Para a retificação dos campos CNPJ/CEI/CEI Vinculado, o estabelecimento/entidade deverá:

gerar uma nova declaração RAIS do estabelecimento, utilizando o programa GDRAIS 2016, contendo todos os empregados e realizar a sua transmissão; e

realizar a exclusão da declaração incorreta (anteriormente enviada), utilizando a opção "Exclusão de Estabelecimento: ano-base 2016", preenchendo todos os dados solicitados, inclusive, o número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção "Enviar".


http://www.rais.gov.br/sitio/retificacao/prazo.jsf

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Sidiane Ferrari

Sidiane Ferrari

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 16 janeiro 2018 | 10:57

Bom dia, já está disponível o GDRAIS Genérico 2016?
Estou tentando baixar para fazer uma retificação do ano base 2016.


Att

Sidiane Ferrari


"Se você não mover os seus pés Deus não pode te guiar!"

Rosane Fernandes

Rosane Fernandes

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 18 janeiro 2018 | 17:07

Boa tarde,

Por motivos maiores a RAIS ano base 2016 que é enviada em 2017 não foi transmitida.
Agora estou tentando gerar e na hora de transmitir aparece o erro 0040 - data de geração incorreta.

Alguém pode me ajudar por favor.

Elizabeth Rocha Nogueira

Elizabeth Rocha Nogueira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 19 fevereiro 2018 | 11:52

bom dia

procurei aqui e não vi nada igual a minha pergunta para me orientar

estou com duas empresa mas com um CNPJ diferente, a empresa x tinha dois empregado e no meio do ano foi dispensado os dois empregados e no final do ano a empresa y contratou o empregado, mas agora não consigo transmitir para Rais de novo, porque o empregado aparece na outra empresa x, e ai o que fazer para transmitir este funcionário de novo. alguém sabe o que devo fazer?

YURI BECALETI

Yuri Becaleti

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 20 fevereiro 2018 | 16:55

Boa tarde, prezados contadores e contadoras.

Quando elaborava uma RAIS 2017 (entregue agora em 2018) obtive os seguinte erro (mais de uma vez):

0590 - Campo PIS/PASEP - NIT não é uma inscrição válida para a declaração da RAIS

Alguém sabe como solucionar?

O PIS é usado para recolhimento do FGTS (GRFIP) mensalmente e nunca deu problema.

Obrigado

Contem comigo.

Yuri Becaleti
|16| 981 718 119
KAMILA

Kamila

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 13 março 2018 | 11:12

Bom dia,

Fiz a importação do arquivo no programa da RAIS e após fazer a verificação das pendências, acusou o seguinte erro :

0590 - Campo PIS/PASEP - NIT não é uma inscrição válida para a declaração da RAIS.


Se realmente for NIT, alguém sabe o procedimento para fazer a conversão em PIS ?

Obrigado!!

YURI BECALETI

Yuri Becaleti

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 13 março 2018 | 11:26

Boa tarde, prezados(as).

Também tive problema com numero NIT/PIS PASEP na rais.

No meu caso eu ja entregava GFIP mensalmente com o numero NIT e nunca tive problema. Para solucionar entrei no conectividade social e solicitei um extrato do FGTS do trabalhador.

Para solicitar o extrato eu informei o numero NIT, mas no extrato a identificação saiu com o numero PIS.

Copiei a informação para o meu sistema, regerei a RAIS e deu certo.

Obrigado

A disposição

Yuri

Yuri Becaleti
|16| 981 718 119
Glenda dos Anjos

Glenda dos Anjos

Iniciante DIVISÃO 5, Encarregado(a)
há 5 anos Terça-Feira | 7 agosto 2018 | 10:15

Bom dia

Entrou uma empresa esse ano e que a rais ano base 2016 nao foi enviada na epoca.

Entao digitei todas as informaçoes para que assim eu pudesse enviar hoje.

Porem veio uma mensagem : "Erro ao realizar a transmissao da declaraçao. Por favor tente novamente".

Ja fiz o que o colega informou acima, porem nao adiantou, continuou a mensagem.

Alguem sabe a soluçao ?

Obrigada

Página 27 de 28

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.