x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 1

acessos 1.686

Não gosto da área fiscal, posso ser auditor?

Anderson Batista

Anderson Batista

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Planejamento
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 11:58

Saudações,

Caros,

Sou estudante de contabilidade e estou para retornar a faculdade, pois tive que tranca-lá devido a oportunidade de realizar um inventário patrimonial físico nas filiais do grupo em que trabalho.
Apesar de gostar da contabilidade, ainda não estou satisfeito na área que estou atuando, pois trabalho com Ativo Fixo e Planejamento - Controladoria. Colegas já me disseram que talvez seja a forma como o grupo em que trabalho que não esteja a "meu gosto" ou que realmente não seja minha área. Sendo assim, pedi indicações e eles me falaram Auditoria, devido a eu gostar muito da parte bruta da contabilidade, operações e balanço, e também devido a ter gostado da experiência de viajar e estar em diferente lugares dia a dia.

Pergunta: É realmente necessário ser bom na parte fiscal para trabalhar como Auditor?

JORGE MARCOS DE SOUZA

Jorge Marcos de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 15 janeiro 2017 | 02:05

Olá Anderson,

Veja só, você disse que gosta da parte bruta da contabilidade, como operações e balanços. Como Auditor, você ira atuar muito na análise e revisão dos procedimentos contábeis de uma empresa ou organização, pois segundo o Auditor Paulo Henrique Teixeira, que também é autor de diversas obras na área,
"a auditoria aponta para as correções, soluções e recomendações que trarão segurança ao próprio auditado", e, com certeza, isso implica a parte fiscal e tributária. Conhecimentos de sistemas de tributação (Lucro Real, Presumido e Simples Nacional) , bem como tributos sobre operações de vendas (PIS, COFINS, ICMS, IPI e ISS), além do IR e CSLL serão necessários sim, senão como você irá dar um parecer sobre o assunto, se precisar? Ou mesmo sugerir correções e recomendações na parte fiscal? Acredito que um Auditor não precise ser "expert" na parte tributária, já que isso seria uma missão específica para o Auditor Tributário, que precisa ser conhecedor a fundo da legislação e prática atualizada na apuração de tributos, mas a auditoria de seu interesse precisará de conhecimentos na parte fiscal também.

Abraços e boa sorte.

Na era do conhecimento o comodismo é destruidor de ideias. Desistir jamais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.