x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 71

acessos 71.189

Conta de FGTS ativa após pedido de demissão.

Guilherme Louzada

Guilherme Louzada

Iniciante DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 14:24

Provavelmente os dados da Caixa estão inconsistentes. As minhas 2 contas que tenho do meu empregador anterior contam como "Situação da Conta: A". A primeira conta é do periodo que trabalhei de Jan/13 a Jan14, quando fui transferido dentro da propria empresa para outro CNPJ onde fiquei até Nov/15.

Vamos ver como vai ficar isso. Mas se a Caixa encrencar com esse atributo mostrado no sistema e não aceitar o termo de recisão (o que é meio absurdo) vai dar um monte de problema... Vamos ver como fica isso.

E resolver esse impasse seria a coisa mais simples do mundo, bastaria passar uma norma estabelecendo que ou a conta é Inativa, ou deve receber os depósitos do empregador todo mês (isso se essa atualização depende apenas da "vontade" do empregador...)

ALANA

Alana

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 09:28

Bom dia!

Espero que possam me ajudar...

Em 2011 pedi demissão de uma empresa na qual trabalhei por 11 meses, eles só realizaram o deposito do FGTS uma vez, e não fizeram os demais depósitos, como logo em seguida entrei em outra empresa nunca me preocupei em consultar meu extrato e somente agora verifiquei após consulta do FGTS que a conta ainda consta como ATIVA, porem a empresa abriu falência em 2012.

Alguém sabe me informar o que devo fazer neste caso?
É preciso dar baixa para constar como inativa?
Como devo fazer isso se a empresa fechou em 2012?

KLEVERSON MENDES

Kleverson Mendes

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Informática
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 10:10

Bom dia.

Trabalhei em uma empresa de 2009 ate 2011. Durante este período, ela me transferiu para uma outra empresa do grupo, com CNPJ totalmente diferente. No final de 2011, eu pedi demissão e tenho no extrato do FGTS, saldo de ambos CNPJs. Mas, a conta FGTS do primeiro CNPJ, mesmo não tendo deposito deste abr/2011, consta como Ativo e via site da caixa de consulta de contas que poderei sacar, só aparece disponível o do segundo CNPJ, que foi de quando pedi demissão.
Eu poderei sacar o saldo que tenho no CNPJ anterior, que não tem deposito a anos, mas que está como ativo!? Terei que contactar a empresa para eles regularizarem algo!?

Desde já, agradeço pela atenção.

Jessica Alves de sena

Jessica Alves de Sena

Iniciante DIVISÃO 1, Açougueiro
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 11:31

Bom estou cheia de duvidas pois eu sou nova, então eu trabalhei em uma empresa do dia 13/11/2014 pedi demissão dia 20/08/2015 fiquei sem registro na carteira até dia 08/09/2016 quando fui admitida em outra empresa só que me demitiram dia 08/02/2017 bom eu quero saber se da para vincular um emprego em outro e se eu tenho direito a seguro desemprego, e também quero saber se meu fgts da primeira empresa por ainda estar ativose eu posso saca-lo , outra duvida é a folha de pagamento do ultimo emprego fecha dia 20 e o adiantamento é dia 15 eu receberei algo?
obrigada

alex alencar

Alex Alencar

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 14:01

Vamos lá!

Acabei de voltar de uma agência da caixa em SP e expliquei minha situação para o gerente que disponibilizaram para o atendimento de contas inativas.
Mesmo que a conta ainda esteja como ATIVA e sem a data de afastamento, o saque PODERÁ SER REALIZADO, desde que a data do desligamento tenha ocorrido até 31/12/2015. Eles alegam que o setor responsável pela administração do FGTS possuem muitos casos assim como o meu e de outros colegas aqui no fórum, e que ainda estão ajustando os procedimentos para a atualização destas contas, se será automática para todos, ou pontual conforme os casos forem aparecendo nas agências.

Espero ter ajudado!!

Paulo Henrique Chaves Ribeiro

Paulo Henrique Chaves Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 1, Analista
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 16:02

Boa tarde, Estou na mesma situação dos demais, no meu caso são duas empresas que não desativaram minhas contas e por esse motivo não estão sendo disponibilizadas para saque, segundo o site de consulta da caixa.
A possibilidade de a Caixa liberar o saque destas contas, apresentando a carteira de trabalho?

george dias

George Dias

Iniciante DIVISÃO 5, Analista
há 7 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2017 | 13:57

Boa tarde prezados,

Existe uma situação que o empregado tem duas contas, uma base de BH e PE por exemplo, ele pediu demissão porem apenas uma conta ficou I (inativa) a outra continua na situação A (ativa), a empresa ate retransmitiu a GFIP, mesmo já constando com o código J de pedido de demissão, porem não adiantou. Não sei se por o certificado ser da matriz que é PE, deu esse problema.


Pergunta: Como deve ser feita essa correção para que a base de BH que continua A, ressalto que o funcionário já foi a caixa com os documentos da rescisão, e eles mandaram ir na empresa para fazer o já foi feito e não adiantou.


desde já agradeço a todos.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2017 | 14:01

George Dias boa tarde!

Realize a comunicação da movimentação desta conta que esta Ativa.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
george dias

George Dias

Iniciante DIVISÃO 5, Analista
há 7 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2017 | 14:26

Fredson Lopes boa tarde,

Como faço isso, quando vou retransmitir a SEFIP, já vai direto para a base de PE, existe algum lugar onde se faz a alteração da base que quero enviar?





FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2017 | 14:34

George Dias,

Gere a chave de liberação do fgts com o código de pedido de demissão,

Códigos de Desligamento e Afastamento clique aqui

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Willian Oliveira

Willian Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Supervisor(a) Almoxarife
há 7 anos Quarta-Feira | 1 março 2017 | 21:04

Pedi demissão de uma empresa em 2014, fui ver o meu saldo dessa conta inativa e o assistente da caixa economica em informou que no caso eu fui demitido e que meu fgts e a multa foram sacados. Eu provavelmente devo ter assinado a carta de demissão sem ler e acredito que fui passado para trás, e eu não tenho mais essa carta de demissão. Ggostaria de saber se a empresa em que trabalhei pode me fornecer uma cópia da que eu assinei para eu tentar recorrer.

Obrigado!

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 março 2017 | 08:03

Willian Oliveira um bom dia!

Tem certeza que você não fez acordo com a empresa? pois o saque do fgts só pode ser sacado pelo titular ou seu dependente em casos especiais!

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Ernando Galdino

Ernando Galdino

Iniciante DIVISÃO 2, Vendedor(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 10 março 2017 | 12:55

Boa tarde !!

Fui mandado embora a mais ou menos 19 meses e desde então não consegui sacar o fgts porque ele ainda esta ativo e e em atraso todos esses meses.

ja entrei em contato com a empresa para regularizar, mas a empresa nada fez até agora.

Minha duvida é entro com uma ação judicial? eles devem me pagar esses 19 meses de atraso? o que devo fazer, pois no meu pis consta duas empresas ativas.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 10 março 2017 | 12:57

Ernando Galdino boa tarde!

A partir da data de desligamento você tem 2 anos para reclamar na justiça!

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Diego Santos

Diego Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 7 anos Sábado | 11 março 2017 | 12:33

Pessoal, boa tarde.

Notei diversos casos de pessoas alegando terem se desligado de vossas empresas em data até o referido prazo estipulado pelo governo (31/12/2015), mas que ao consultarem o status de vossas contas no site da Caixa Econômica observam o status "A", ou seja, conta ativa.
O boa notícia é que essa marcação de status não lhe impede de sacar o saldo da referida conta. Minha situação é semelhante a de vários colegas que acabaram ficando com essa dúvida e gigante preocupação.

Recomendo que acessem o site https://www.contasinativas.caixa.gov.br/pages/inter/home.html

Trata-se de um site oficial da Caixa Econômica, exclusivo para a consulta dos saldos de contas elegíveis ao saque. Além disso, caso tenha uma conta corrente ou poupança na Caixa, é possível neste site optar para que o valor seja depositado automaticamente em sua conta, ou seja, nem vai precisar ir até a um agencia quando estiver no período de liberação.

Resumindo, fiquem tranquilos, mesmo que o status da conta esteja como ativo, se você possui data de desligamento até 31/12/2015 poderá sacar o saldo existente.

Espero ter ajudado.
Abraços,

Rebeca mota

Rebeca Mota

Iniciante DIVISÃO 1, Caixa
há 7 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 11:44

Olá Bom Dia

Trabalhei na empresa em 2012 e 2013
só que na minha conta consta ativa e todo mês vem deposito dinheiro, eu quero saber se quando ele da baixa no sistema eu vou receber o valor q consta la ou vai ter alteração do valor.

Kessia almeida

Kessia Almeida

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 17 março 2017 | 21:29

eu trabalhei em 3 empresas ,porem todas foram com contrato temporário ,isso no ano de 2013 todas elas em um período curto de 3 meses ,só que duas delas de encontram ativa ,mesmo depois de quase 4 anos , e apenas uma delas encontra inativa ,mas mesmo assim na caixa não aparece que tenho direito ao saque do fgts ,mas minha maior duvida é o pq da minha conta estar ativa se não trabalho mas a muito tempo


Tipo Conta: OPTANTE
Base da Conta: SP Situação da Conta: A
Cód. Estab: Oculto8 Categoria: 01
Conta FGTS: Oculto Data Admissão: 30/09/2013
Data/Cód. Movimentação: 11/10/2013 - I3 Data Opção: 30/09/2013
Taxa Juros: 3% Valor para Fins Rescisórios: R$ 26,99
SALDO: R$ 26,99 Atualizado em: 17/03/2017


Histórico dos Lançamentos
Data Lançamentos Valor R$ Total R$
SALDO ANTERIOR 26,27 26,27
10/09/2016 CREDITO DE JAM 0,005017 0,13 26,40
10/10/2016 CREDITO DE JAM 0,004045 0,10 26,50
10/11/2016 CREDITO DE JAM 0,004071 0,10 26,60
10/12/2016 CREDITO DE JAM 0,003897 0,10 26,70
10/01/2017 CREDITO DE JAM 0,004319 0,11 26,81
10/02/2017 CREDITO DE JAM 0,004170 0,11 26,92
10/03/2017 CREDITO DE JAM 0,002769 0,07 26,99


Tipo Conta: OPTANTE
Base da Conta: SP Situação da Conta: I
Cód. Estab: Oculto4 Categoria: 01
Conta FGTS: Oculto Data Admissão: 01/04/2013
Data/Cód. Movimentação: 02/05/2013 - I3 Data Opção: 01/04/2013
Taxa Juros: 3% Valor para Fins Rescisórios:
SALDO: R$ 94,23 Atualizado em: 17/03/2017


Histórico dos Lançamentos
Data Lançamentos Valor R$ Total R$
17/03/2017 SALDO 94,23 94,23

ANA

Ana

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 11:21

Bom dia!

Um empregado pediu a conta em 03/2014. A sefip da época foi enviado no prazo e constava a data do desligamento. O empregador não pagou a guia no mês, porém foi feito recalculado da guia em 07/2014 e a guia foi paga.

Acontece que para a CAIXA ainda aparece o empregado como conta ativa. Já encaminhei novamente a sefip onde consta a data do desligamento e ainda aparece como conta ativa. Alguém sabe o que eu posso fazer para que o sistema da CAIXA acate esta informação.

Desde já agradeço.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 11:29

Ana bom dia!

O fato dela ter sido desligada a pedido de demissão pelo empregado antes de 31/12/2015 já da direito ao saque do fgts da conta inativa ainda que esteja com a situação ativa.
Não é o envio de sefp que vai alterar o status da conta, o que você deve fazer é a comunicação da movimentação do trabalhador, o fato de o trabalhador pedir demissão não da direito ao saque do fgts e as empresa por sua vez não fazem a comunicação da movimentação, dessa forma a conta sempre vai ficar com status A, quando você faz a comunicação informando através dos códigos que foi a pedido pelo empregado, será emitido uma chave informando que o empregado não tem direito a saque do fgts, consequentemente a conta se tornará inativa.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
LINDINALVA

Lindinalva

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 25 abril 2017 | 11:09

Preciso de uma ajuda, um ex funcionario me procuro que a conta do FGTS dele esta ativo a solicitação de demissão foi em 2004.

Não tenho arquivo da Sefip, qual seria forma que posso enviar a informação para caixa para ex funcionario conseguir sacar o FGTS?

Grata

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Terça-Feira | 25 abril 2017 | 11:15

Lindinalva um bom dia!

Qual foi o motivo do desligamento?

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Terça-Feira | 25 abril 2017 | 11:20

Lindinalva,

Pedido de demissão não da direito a saque do fgts porem a empresa deve fazer a comunicação da movimentação do trabalhador para assim a conta ficar inativa.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
LINDINALVA

Lindinalva

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 25 abril 2017 | 11:25

Sim Fredson, realmente na época não realizo o saque do FGTS, agora com essa opção de poder sacar o ex funcionario não conseguiu provavemente o contator em 2004/2005 não informo a saída do funcionário na Sefip.

De que forma devo comunicar essa saída agora? pela Conectividade, RDT ou Sefip?

Obrigada

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Terça-Feira | 25 abril 2017 | 11:56

Lindinalva,

Veja,

Códigos de Desligamento e Afastamento clique aqui

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Romulo Araujo Fernandes

Romulo Araujo Fernandes

Iniciante DIVISÃO 1, Designer Gráfico
há 6 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 14:24

Boa Tarde

semana passada fui sacar o dinheiro da minha conta INATIVA de uma empresa onde trabalhei há 11 anos mas tive um impedimento.

Pedi demissão em 02/2008, no entanto houve um depósito de R$ 3,15 na minha conta do FGTS em 09/2008. Por causa desse depósito após meu afastamento o benefício foi bloqueado.

Entrei em contato com a empresa que disse não saber nem por onde começar. Caso eles não resolvam ficarei sem sacar o dinheiro o qual tenho direito.

Alguem pode me ajudar, por favor? Como eu ou a empresa deve proceder nesse caso?

Muito obrigado

Romulo Araujo

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.