x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 7.755

Caged acerto dados de PIS de funcionário com dois números di

Ana Paula Soares

Ana Paula Soares

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 14:52

Boa tarde! Preciso fazer a retificação de um caged com alteração do número do PIS, descobrimos na homologação que o funcionário tinha 2 números diferentes de PIS. Gostaria de saber se para retificar o número do pis preciso entregar dois arquivos diferentes de acerto CAGED. Primeiro entregar um de exclusão do número do pis errado, e na sequência entregar um com os dados da demissão do funcionário com pis correto?

Também não estou conseguindo gerar e enviar o arquivo de acerto, apresenta o erro 225. Liguei no 158 e fui informada que só posso retificar um arquivo referente a 12/2016 em de 20/01/2017 a 31/01/2017. Este prazo esta correto, retificação e só depois do dia 20 mesmo?

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 15:10

Ana Paula Soares boa tarde!

Como gerar arquivo "ACERTO" no CAGED - Passo a Passoclique aqui

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Ana Caroline

Ana Caroline

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 15:12

Olá, boa tarde!


Ana Paula Soares, você pode enviar somente uma CAGED de acerto, pois vai sobrepor a outra.



Atenciosamente,
Ana Caroline Martins


"Para ter sucesso é preciso primeiro acreditar que podemos".
Eder Silveira

Eder Silveira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 15:14

Oi Ana Paula
Te recomendo fazer dois acerto, o primeiro de exclusão com o cadastro do funcionário igual era antes (PIS errado), depois enviar um CAGED de acerto de inclusão do funcionário sendo agora com o número do PIS correto.

Boa sorte

Empreendedor graduado em administração de empresas. Diretor da Eficaz Folha de Pagamento, empresa especializada em Gestão da Folha de Pagamento para escritórios de contabilidade.
https://www.folhaeficaz.com.br
Joana da Silva

Joana da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 15:19

Eder,

Boa Tarde!

Sempre que vou fazer CAGED acerto, me surge essa dúvida, em fazer 1 ou 2 CAGED, e em orientações aqui no contábeis, sempre dizem fazer 1 só, mas já vi em outros locais para fazer dois. Pois por exemplo, eu tenho que fazer um caged acerto na data de demissão do funcionário, que foi informada errada, porém a data correta é dentro do mesmo mês que foi informado a data errada.

Qual seria o correto?

Ana Caroline

Ana Caroline

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 15:41

Na minha opinião o CAGED de acerto "exclusão" só é efetuado quando é enviada uma informação errada referente a meses diferentes.

Por exemplo: data de demissão enviada: 30/10 e data correta 30/11. Dai no caso faria dois acertos, um da exclusão da data errada e outro de inclusão da data correta.

Ou quando ocorre a demissão de uma gestante, por exemplo, que deve ser feito o acerto de exclusão e o outro de reintegração.



Atenciosamente,
Ana Caroline Martins


"Para ter sucesso é preciso primeiro acreditar que podemos".
Joana da Silva

Joana da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 15:45

Ana Carolina,

Entendi sua explicação, é que sempre fico meio confusa, por conta disso, visto que há só essas duas opções: exclusão ou inclusão.
Poderia ter uma opção de correção, sei lá rs

Ana Caroline

Ana Caroline

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 15:49

Joana da Silva, verdade deveria ter uma opção correção para descomplicar rsrs



Atenciosamente,
Ana Caroline Martins


"Para ter sucesso é preciso primeiro acreditar que podemos".
Ana Paula Soares

Ana Paula Soares

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 16:34

Boa tarde a todos!

Olá Fredson Lopes, obrigada pelo manual.

Oi Ana Caroline, eu tinha entendido que era para entregar só o arquivo de acerto contendo só os dados do pis certo quando liguei a primeira vez no suporte 158 e não dava certo, apresentava o erro 225 no arquivo gerado só de acerto e aparecia como exclusão das informações da funcionária no pis errado e não de acerto do novo. Liguei novamente no suporte 158 onde o segundo atendente me informou que eu estava gerando errado, e que o arquivo correto deveria ser enviado em duas etapas a primeira de exclusão do PIS errado, e o segundo arquivo de acerto com os dados do PIS correto. Também me informou que deveria preencher os arquivos de forma manual e não por importação do sistema, e que só iria conseguir enviar o acerto após dia 20/01/2017. Serrá que este preciso esperar este prazo "20/01/2017 " para acerto mesmo?

Como tive duas informações divergentes do mesmo suporte, fiquei em dúvida em qual seguir.

Obrigada Ana Carolina pela ajuda.

Olá Eder Silveira, obrigada pela ajuda.

Obrigado a todos.

Eder Silveira

Eder Silveira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 17:21

Ana Paula, o CAGED é confuso mesmo a retificação não tem opções claras... mas sempre que for retificação (documento ou erro na data da admissão ou rescisão) tem que ser 2 envios o primeiro de exclusão onde ele vai apagar o registro anterior e a inclusão para ele registrar a inclusão nova.

Sobre o prazo infelizmente é isso mesmo porque referente a 12/2016 o prazo de envio era até 07/01 porém depois dessa data demora um tempo para ser liberado os acertos da competência 12 normalmente só é possível após o dia 20 realmente, mas eu te sugiro a tentar antes se der erro vai aparecer que é o período de envio.

Te indico fazer dentro do aplicativo ACI Windows
Você faz download no site do caged, depois preencha os dados do primeiro acerto (exclusão) onde o PIS tem que ser igual ao que você enviou na rescisão.
Depois vem o segundo acerto como inclusão e com o PIS correto.

OBS: lembre-se que deverá ser recolhido multa por atraso uma vez que está ocorrendo retificação
A multa é de 4,47 recolhido em DARF código 2877

Espero ter ajudado, boa sorte

Empreendedor graduado em administração de empresas. Diretor da Eficaz Folha de Pagamento, empresa especializada em Gestão da Folha de Pagamento para escritórios de contabilidade.
https://www.folhaeficaz.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.