x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.745

LIVRO FISCAL/CONTABIL - autenticação na jucesc

Natan Felipe

Natan Felipe

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 16:38

Boa tarde prezados.

É obrigatório em SC a autenticação dos livros fiscais de uma empresa do Simples Nacional? ( Por exemplo, livros de entrada e saída 2014,2015 e 2016).Caso afirmativo, é registrado na JUCESC?

Outra duvida, são referentes aos livros contábeis,referente ao mesmo período mencionado acima. Verifiquei que é necessário preencher um formulário para registro na JUCESC. Posso gerar o formulário mencionando os 3 livros contábeis e os fiscais e consequentemente recolher uma DARE referente a autenticação ou deve ser gerado 3 guias?

Obrigado!

Natan Felipe
Contador
CRC: PR-068987/O-5
" A cruz sagrada seja a minha luz"
Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2017 | 09:27

Ola Natan,

1 - sim há obrigatoriedade somente para os livros de registros de Entradas e dos livros de inventarios das empresas do simples nacional a autenticação na JUCESC.
no que se refere-se talves esta seja a tua duvida , referente aos períodos de apuração de janeiro a dezembro de 2016, o optante pelo Simples Nacional também ficará dispensado da impressão e da autenticação dos Livros Registro de Entradas, modelo 1 ou 1-A, e do Livro Registro de Inventário, modelo 7, desde que o optante pelo Simples Nacional transmita as informações relativas ao SINTEGRA até 31 de janeiro de 2017, inclusive em relação às informações relativas ao Registro de Inventário (Tipo 74) do exercício de 2016, que devem ser incluídas no arquivo eletrônico do período de apuração janeiro de 2017.

2 - Referente aos livros contábeis sim voce pode preencher o formulario e recolher a guia no valor total dos livros ( contabeis e fiscais ) referente aos anos de 2014,2015,2016, sendo que se qualquer um dos livros ficar em exigencia ( pois todos os livros ficam dentro do mesmo processo na jucesc) os outros não serão autenticados enquanto não for sanado a ressalva do referido livro que ficou na exigencia. portanto eu costumo fazer um formulario para cada livro, mas vai da escolha da pessoa que o faz.....

Gilmar Jesus Mendes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.