x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 1

acessos 1.260

Porque a empresa deve remunerar seus acionistas e manter as

Diego A

Diego a

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Auditor
há 7 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2017 | 00:01

Prezados,

Sei que pode parecer uma pergunta idiota, mas tentei pesquisar e não consegui clarear completamente esta minha dúvida.

Hoje em dia a maioria das empresas visa diminuir o custo como uma forma de aumentar a receita e remunerar seus acionistas, muitas vezes cortando mão-de-obra e negociando preços cada vez mais baixos com fornecedores Mas gostaria de saber o porquê essa busca é tão importante para a companhia, sendo que o dinheiro que o acionista investiu não pode ser retirado como numa sociedade limitada, ou seja, se o mesmo não esta satisfeito, que venda a ação. A busca do aumento cada vez mair do lucro é apenas preocupação dos administradores de não serem afastados em assembléia?

Outra dúvida é em relação ao valor da ação. Se o capital já foi investido e as ações estão sendo negociadas na bolsa, qual a preocupação da empresa em ter suas ações caindo (considerando que a empresa não quer mais emitir ações, somente captar capital de terceiros)? Isso seria somente preocupação de ter indicativo de impairment? Mesmo a empresa não apresentando risco de continuidade?

Se vocês puderem esclarecer melhor estas questões agradeço!

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 5 fevereiro 2017 | 10:19

Prezado colega, primeiro porque a lei das S/A, garantem um minimo de remuneraçao ao acionista o que podera nao ser cumprido e por outro lado tem o aspecto que voce analisou da administraçao ser subistituida pelo fraco desempenho. E as açoes sendo negociadas em Bolsa, quanto mais cair, mais a empresa se desvaloriza, perante todos em conjunto, acionistas, mercado , bancos etc. e com isso a situaçao tende a piorar para os negocios da mesma e seu desenbolvimento, em funçao das analise de seu desempenho e os indices apresentados na evoluçao da mesma se persistir esse quadro de queda, a tendencia e a recuperaçao judicial, e continuando a queda, finalmente a falencia.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.