x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 2

acessos 600

Registro de bem substituído em garantia

Daiane Fernandes

Daiane Fernandes

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2017 | 09:21

Prezados, peço ajuda de vocês.

Temos alguns monitores que apresentaram defeito e ainda estavam em período de garantia. Abrimos o chamado pelo site da fabricante e veio o técnico e levou os mesmos, nas possível conserto e então ele trouxe monitores novos.
Contudo, ele entregou os monitores com a nota fiscal que a fabricante emitiu em nome dele. E foi assim que recebemos, inclusive um dos monitores tem uma nota de entrada (não de saída).
Tentamos contato com a fabricante para emitir uma nota pra gente, mas fomos informados que não seria possível, pois houve a intermediação do técnico (pessoa física).
Preciso de orientação sobre o procedimento, creio que devo baixar os antigo e registrar os novos (que tem valor superior). Contudo, não sei se está certo me basear nesses documentos fiscais que estão em nome do técnico.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 07:48

Daiane,

Entendo que o procedimento de baixar os antigos e registrar os novos seja o correto.

Quanto à documentação, acredito que se você registrar tudo isso que contaste no processo de baixa dos antigos e tombamento dos novos, instruindo com todos os documentos que tiveres, não há problema algum, pois a "história" estará registrada nos autos.

A questão dos documentos fiscais é mais "fiscal" do que qualquer outra coisa. Para fins de registro patrimonial valem os fatos (essência) e não a forma.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.