x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.352

Declaração Imposto de Renda

Viviane Alves Caldeira

Viviane Alves Caldeira

Iniciante DIVISÃO 2, Médico(a)
há 7 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2017 | 19:58

Boa noite!
Sou médica e atualmente presto serviço como plantonista em serviço de pronto atendimento para um plano de saúde.
Nos três meses iniciais, quando ainda não tinha CNPJ, recebi o salário na minha conta corrente pessoa física via transferência bancária de outra pessoa física. A partir do 4º mês, já havia constituído empresa e passei a emitir nota fiscal.

Minha dúvida é como irá incidir impostos sobre os valores recebidos ainda como pessoa física. Preciso fazer o carne-leão referente a esses meses? Isso deve constar na declaração do Imposto de renda para pessoa física?
Não foi me dado nenhum demonstrativo sobre o valor que recebi e não emiti nenhum tipo de recibo. Apenas transferiram o valor para minha conta corrente. Não sei se foi feita alguma retenção de imposto na fonte, não passaram o que foi descontado, nenhuma informação.

Desde já, agradeço pela atenção.
Att
Viviane

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2017 | 20:15

Viviane,

Boa noite! O primeiro passo é descobrir quem realmente te pagou nos primeiros três meses, qual é a fonte pagadora (uma PF ou uma PJ).

Se foi uma pessoa física, deverias ter feito o carnê-leão. Faça-o agora,
Se foi uma pessoa jurídica, precisarás saber qual o rendimento bruto e as retenções (a PJ deverá fornecer um comprovante anual de rendimentos, até o dia 28/02).

Queren Cristina Nogueira Benvindo do Nascimento

Queren Cristina Nogueira Benvindo do Nascimento

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 00:46