x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 342

Antonio Freitas

Antonio Freitas

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 09:13

Bom dia, caros colegas.

Sou novo no Fórum e novo na área contábil.

Eu gostaria de tirar uma dúvida referente ao ISS.

Sou novo na área e eu tenho muitas dúvidas referente ao ISS quando o serviço é prestado em outro estado.

Ex: Um cliente de São Paulo precisa emitir uma nota de Serviço prestado para uma Empresa do Rio de Janeiro.
A Empresa que vai prestar é do Simples Nacional e a Tomadora é do Lucro Presumido.

O código do Serviço é: 03115 - Assessoria ou Consultoria de qualquer natureza...


Pergunta: De quem é a responsabilidade de pagar o ISS?? Como não é possível reter o ISS na hora de emitir a Nota pelo Portal da Nota Paulistana, como vou gerar a guia de ISS para pagar? Pesquisei sobre o assunto e ouvir falar sobre "Destaque". O destaque é feito quando não é possível fazer a retenção?



Ficarei grato pelo ajuda dos colegas.




Peço desculpas pelas perguntas ignorantes.



Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 09:23

Caro Antonio Freitas,

Para as dúvidas do ISS é importantíssimo o conhecimento da Lei Complementar Federal 116/2003 e das legislações de cada município envolvido.

O fato da empresa ser optante do Simples Nacional, lucro Presumido ou Lucro Real é irrelevante para a existência de retenção, para os casos de retenção deve conhecer as legislações municipais.

No caso de SP e RJ existe o CPOM (ou CEPOM) portanto pode ser necessária a necessidade de cadastro para não sofrer retenção.

Ao conhecer a LC 116/03 vai perceber que onde o ISS é recolhido é baseado em qual serviço foi prestado, e analisando o artigo 3º da referida lei saberá onde deve ocorrer o recolhimento.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.