x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 22.109

Cadastro de Funcionários Matriz X Filial - Diferentes SEFIP

Camila Magalhães

Camila Magalhães

Bronze DIVISÃO 3, Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 15:09

Boa tarde,

Assumi recentemente a contabilidade de uma empresa. Porém ao fazer os procedimentos relativos ao RH da empresa notei o seguinte:
Existem 10 funcionários ativos na empresa, sendo 6 na Matriz e 2 em uma filial e 2 em outra filial.
A Contabilidade anterior estava gerando uma SEFIP para todos em separado, ou seja, uma SEFIP para Matriz, uma para filial 02 e outra para filial 03. Porém ao verificar o registro dos empregados todos os funcionários constam como pertencentes a empresa Matriz, ou seja, a assinatura e o contrato de trabalho na CTPS é feito pelo CNPJ 0001 (Matriz), porém os recolhimentos de FGTS e INSS são feitos em separado.
Ao meu ver isso não está correto uma vez que o contrato de trabalho ativo dos funcionários estão pela Matriz.

Alguém poderia me informar se isso pode ser feito? Ser empregado da Matriz e ter seus direitos recolhidos pela Filial?
Caso não possa, como devo solucionar e retornar todos os recolhimentos dos empregados para a Matriz?

Agradeço desde já.

José Carlos Jc

José Carlos Jc

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 19:17

Camila Magalhães, Boa noite


Caso o problema seja apenas na página do contrato onde consta o CNPJ da matriz é só ratificar e colocar o CNPJ da filial correto, é simples e sem problema algum já que os recolhimentos estão sendo feito no CNPJ da filial onde eles estão alocados...

Em anotações gerais: vc ratifica : Le-se o CNPJ da pagina tal o seguinte e põe o correto.......põe o local da empresa e a data da admissão, assina e pronto

sem nenhum problema...


Boa sorte e sucesso ....

Depto Pessoal & RH (Apoio Remoto e Whatsaap)
Fechamento de Folhas de pagto para empresas
Microempreendedores & E-social Doméstico
(81) 973248012 (Whatsaap)
e-mail: [email protected]
Atendimento via WhathSaap ou fone....
Camila Magalhães

Camila Magalhães

Bronze DIVISÃO 3, Gestor(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 10:26

José Carlos,

Obrigada pela resposta.
Porém o problema vai um pouco além. Fiz um levantamento ontem dos contratos e recolhimentos e identifiquei vários casos que os recolhimentos foram feitos separados.

Por exemplo: A funcionária X é empregada desde 01/03/2005. Seu contrato de trabalho é pela Matriz. Porém a mesma trabalha na Filial 02. Porém a filial 02 foi aberta em 15/03/2006. Ou seja, mais de um ano após o contrato ter se iniciado. Então tenho períodos em que o recolhimento dela é feito pela Matriz e períodos que é feito pela Filial. Neste período a empresa teve 3 contabilidades diferentes prestando serviços, e cada uma fez o que achou melhor com base nas informações que foram fornecidas. E não há nenhum tipo de transferência da funcionária feito dentro da Matriz ou Filiais.

Preciso consertar esses recolhimentos e observar qual é o certo.
No meu levantamento se os empregados estiverem trabalhando há pouco tempo acho que posso seguir seu conselho e retificar a CTPS. Mas e neste caso acima que já consegui identificar mais de 3 funcionários com recolhimentos em CNPJ's diferentes?

Obs.: Fui também em um agência da Caixa Econômica e eles também não souberam o que deve ser feito.

Obrigada novamente.

José Carlos Jc

José Carlos Jc

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 11:58

Camila Magalhães, bom dia e calma vamos tentar resolver...

Por exemplo: A funcionária X é empregada desde 01/03/2005. Seu contrato de trabalho é pela Matriz. Porém a mesma trabalha na Filial 02. Porém a filial 02 foi aberta em 15/03/2006. Ou seja, mais de um ano após o contrato ter se iniciado. Então tenho períodos em que o recolhimento dela é feito pela Matriz e períodos que é feito pela Filial.

Resposta: Você coloca em anotações gerais a seguinte observação: Funcionaria transferida da Matriz de CNPJ xxxx para filial de numero xxxxx. usando o mês e a data de quando houve recolhimento pela filial respeitando a data da abertura da filial...

E depois preencha o formulário PTC PARCIAL (Caixa) pedindo transferência de contas do FGTS, acesse as contas do FGTS dela tanto na matriz como filial e lá consta o numero de cada conta ´preencha o formulário ...Marque a opção (a) Mudança de local de trabalho de trabalho para empresa do grupo econômico e dê entrada na Caixa econômica que transferirá todos os recolhimento da matriz para filial onde ele estar.



E não se preocupe pois este caso é mais corriqueiro do que você pensa...

Sucesso...qualquer outra duvida estamos aqui....e abaixo..


Depto Pessoal & RH (Apoio Remoto e Whatsaap)
Fechamento de Folhas de pagto para empresas
Microempreendedores & E-social Doméstico
(81) 973248012 (Whatsaap)
e-mail: [email protected]
Atendimento via WhathSaap ou fone....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.