x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 4.568

Tempo de resposta para Atestado Medico Falso

Ana Nascimento

Ana Nascimento

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 10:06

Bom dia!

Estou tentando checar a veracidade de um atestado médico. No entanto o hospital esta impondo algumas barreiras. Quando a contabilidade entrou em contato disseram que somente pessoalmente com o atestado original. Enviamos um motoboy que lá foi informado que a empresa deveria solicitar a informação com um papel timbrado, assinado pelo responsável. Enviamos tudo (contrato social, mesmo que não tenham mencionado), deram um protocolo dizendo que essa informação pode levar até 3 meses para ser dada.

Gostaria de saber se esse procedimento está correto? Pois vejo relatos de confirmação via telefone, fax, etc e esse hospital pedindo tanto tempo para a confirmação desse atestado.

Existe uma lei, ou algo, que diga qual o prazo máximo pra confirmação desse documento?

Desde já agradeço e aguardo sua resposta.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 11:46

Ana, bom dia.
Na minha opinião o hospital está agindo corretamente, isso porque assunto relacionado ao paciente e de total sigilo.
Sugiro a você que peça ao Médico do Trabalho para verificar se o atestado é ou não falso, e assim que eu procedo, isento de toda essa, vamos assim dizer, burocracia, (cada órgão tem as suas normas e procedimentos)
O médico do trabalho tem competência para checar em outros órgãos (clinica/hospital/etc).

Sandra

Sandra

Prata DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 15:18

Ana,

Entendo que, como leiga não posso questionar doença ou dias de afastamento mas posso questionar o documento, já tive confirmações por telefone e também já enfrentei "descasos" por parte de clínicas, no casos de postos de saúde municipais, tem a questão da ouvidoria da saúde etc.
A solução encontrada foi questionar o CRM quanto aos dados do médico e local onde atuava, inclusive citei o nome da profissional da clínica que se negou a confirmar a veracidade, dentro de uma semana foi resolvido.

Att

Angel

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.