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ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 11:08

bom dia

estou com duvidas de como lançar a compra dos fornecedores de um cliente
a empresa esta no simples nacional, e começou a funcionar em 12/2016, portanto, são as primeiras compras:

costumo fazer assim:
d - mercadorias para revenda (cr)
c - forncedores (pc)

pago a mercadoria assim:
d - forncedores (pc)
c - caixa/banco (ac)
e na dre fica o valor das mercadorias que é lançado na provisão. isto esta correto?


as compras do ativo atixo da empresa eu faço assim
d - movéis e utensilios (ac)
c - fornecedores (pc)

pago assim:
d - forncedores (pc)
c - caixa/banco (ac)

Leonardo Sampaio Leite

Leonardo Sampaio Leite

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 11:28

Bom dia, Mônica!


Neste caso, não seria melhor utilizar a conta estoque de mercadorias (ativo circulante) para registro das compras?

Pois, se você usar a conta Mercadorias para Revendas (Conta de Resultado) dá a entender que TODAS as COMPRAS foram COMERCIALIZADAS (vendidas) pelo cliente (ou seja, ele já compra e vende em seguida).

É necessário que a empresa faça o controle de estoque e, neste caso, os lançamentos poderiam ser feitos da seguinte forma:

1) Compras a Prazo:

D - Mercadorias (ativo)
C - Fornecedor (Passivo)

2) Na Venda a Prazo:

D - Clientes / Duplicatas a Receber (ativo)
C - Receitas de Vendas (resultado)

2.1) Na baixa do Estoque pela VENDA:

D - CMV (resultado)
C - Mercadorias (ativo)

3) No recebimento dos valores no banco/caixa:

D - Banco
C - Clientes / Duplicatas a receber

Assim, ficará registrado no estoque as mercadorias QUE NÃO FORAM VENDIDAS (BALANÇO) e no RESULTADO (DRE) os valores que - DE FATO - foram comercializados (CMV).

Até mais...

"Para todo o ESFORÇO, há a devida RECOMPENSA"
ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 11:38

Obrigada Leonardo pelo retorno

Creio que seria melhor sim, este exemplo mas...
Para eu achar o CMV eu somo o Estoque Inicial com as Compras? No caso elas não tem Estoque Inicial, então seria o valor das compras?

Leonardo Sampaio Leite

Leonardo Sampaio Leite

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 13:00

Boa tarde, Mônica!


Já que ela não possui estoque inicial anterior, haverá somente o registrado das compras atuais.

Quando da apuração do exercício de 2017, as mercadorias que não foram vendidas serão o estoque inicial de 2018.

O importante é a empresa fazer o devido controle do estoque a fim de possibilitar a contabilização das mercadorias (baixa).

Até mais e um forte abraço...

"Para todo o ESFORÇO, há a devida RECOMPENSA"
ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 14:52

Obrigada pela ajuda

só mais uma pergunta:

O lançamento do CMV é mensal? ou anual?
Neste caso a atividade da empresa é venda de Milk Shake, os produtos que são adquiridos e nada mais que a matéria prima para fazer o milk shake, como vou usar o CMV para dar baixa no estoque?

Claudevan Paulino Costa de Almeida

Claudevan Paulino Costa de Almeida

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2017 | 12:29

Bom dia Mônica!

A NBCTG 16 (R1) ESTOQUES diz o seguinte:

Parágrafo 34: Reconhecimento como DESPESAS NO RESULTADO.
Quando os estoques são vendidos, o custo escriturado desses itens deve ser reconhecido
despesa do período em que a respectiva receita é reconhecida.
A quantia de qualquer redução
dos estoques para o valor realizável líquido e todas as perdas de estoques devem ser
reconhecidas como despesa do período em que a redução ou a perda ocorrerem. A quantia de
toda reversão de redução de estoques, proveniente de aumento no valor realizável líquido,
deve ser registrada como redução do item em que for reconhecida a despesa ou a perda, no
período em que a reversão ocorrer.

Resumindo, fica á seu critério escolher semanal, mensal ou anual, desde que o CMV seja reconhecido no mesmo período da receita tida das mercadorias vendidas, aconselho que você faça de acordo com o período que você costuma fazer a contabilidade desse cliente, se for mensal faça mensal, se for semanal faça semanal, assim você terá mais controle do seu estoque e uma contabilidade mais organizada.

Esperto ter ajudado, abraços.

Claudevan Costa.

Contador e Consultor Tributário;
Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário;
Atuante no mercado tributário há 7 anos e apaixonado pelo estudo de tributos;

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