x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.789

horario para almoço

Renata

Renata

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 16:16

boa tarde. gostaria de saber se existe na lei que diz que quando o funcionario entra para trabalhar ele precisa sair 04 ou 05 horas apÓs para o almoÇo ? ele pode sair para almoÇar em qualquer horario ? ou existe um limite

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 17:17

Boa tarde Renata,

Veja essa matéria, que cita inclusive o embasamento legal.

Para adiantar, veja: “Embora a lei não explique a que horas o intervalo deva ser concedido, é evidente que a acepção da palavra já pressupõe um interlúdio, uma quebra na sequência de trabalhos, uma pausa, enfim. Pausa pressupõe uma cena em andamento e que, posteriormente, deve prosseguir. Se o empregado cumpre jornada das 8h às 17h, sua pausa não poderá ocorrer nem das 8h às 9h, nem das 16h às 17h, pois isso liminarmente descumpre a finalidade da norma."[code]

Att,

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 17:29

Renata

1. Previsão Legal. CLT

"Art. 71. Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de seis horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de uma hora e, salvo acordo escrito ou convenção coletiva em contrário, não poderá exceder de duas horas."

Ex: inicio da jornada as 8:00>>intervalo deverá ser no máximo até as 14:00.

No mais, entendo que o empregador deve ser racional ao conceder o intervalo, visto que o ideal é que seja no meio da jornada.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.