x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 528

Emissão de NF pelo MEI

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2017 | 07:58

Pessoal:

Sou MEI e recebi uma proposta para fornecer alguns produtos para uma lanchonete. Porém, eles me pediram para emitir nota fiscal para entregar as mercadorias.

Alguém, por favor, poderia me informar quais os procedimentos? Poderia ser nota fiscal avulsa?

Obrigado!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 09:06

Bom dia Marcelo de Paula
É facultativo a emissão de Nf-e para MEI, no entanto se você aderir essa modalidade de emissão você precisa comprar o certificado digital, solicitar o credenciamento na SEFAZ e baixar o emissor de Nf-e gratuito disponibilizado pela SEFAZ ou utilizar softwares de terceiros para emitir as notas fiscais.
Se optar por nota fiscal avulsa modelo 1, você precisa solicitar no site do posto fiscal a quantidade de talões, vias etc.

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Cristian Santos

Cristian Santos

Prata DIVISÃO 2
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 08:51

Bom dia


Desculpa, mas porque o senhor não emite NF-e pelo SEFAZ? É gratuito, eu mesmo tiro para um amigo meu.

VERONICA G TAVARES

Veronica G Tavares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 09:02

Procure um fornecedor de sistemas operacionais que já tenham um módulo de emissor gratuito ou procure a Sefaz do seu Estado para emitir a nota por lá.

O aplicativo gratuito foi descontinuado.

"A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo informa que a partir de janeiro de 2017 os aplicativos gratuitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) serão descontinuados.
Com a gradual adesão das empresas aos sistemas de documentos eletrônicos, o Fisco Paulista verificou que a maioria dos contribuintes deixou de utilizar o emissor gratuito e optou por soluções próprias, incorporadas ou personalizadas a seus sistemas internos. No mercado há muitas opções de emissores, alguns deles com uma versão básica gratuita.
Os emissores gratuitos são oferecidos pela Secretaria da Fazenda aos contribuintes desde 2006, quando teve início o processo de informatização dos documentos fiscais e sua transmissão via internet com o objetivo de massificação do seu uso. Apesar dos investimentos realizados, recente levantamento da Secretaria da Fazenda aponta que o total de NF-e’s geradas por empresas que optaram por emissores próprios somam 92,2%. No caso do CT-e, o número é ainda maior: 96,3% dos documentos são gerados por emissores próprios.
Os contribuintes que tentarem realizar o download dos emissores de NF-e e CT-e receberão a informação sobre a descontinuidade do uso dos aplicativos gratuitos. A partir de 1º de janeiro de 2017 não será mais possível fazer o download dos emissores.

A Secretaria da Fazenda recomenda que os usuários que já tenham o aplicativo instalado, façam a migração para soluções próprias antes que a introdução de novas regras de validação da NF-e e do CT-e impeçam o seu correto funcionamento."

http://www.fazenda.sp.gov.br/publicacao/noticia.aspx?id=4795

Verônica G. Tavares

Contadora
CATHARINE DE SOUZA SANTOS

Catharine de Souza Santos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 09:06

A partir de julho, aplicativos da NF-e e do CT-e serão atualizados pelo Sebrae
Atualmente, o serviço é prestado pela Secretaria de Estado da Fazenda de São Paulo


Contribuintes de Minas Gerais e das demais unidades da federação que utilizam os emissores gratuitos de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), atualmente disponibilizados pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, deverão, a partir de julho de 2017, recorrer ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para obter as atualizações desses aplicativos.

A Sefaz-SP informou nesta semana que firmou parceria para a transferência ao Sebrae dessa solução gratuita. Portanto, a partir de julho de 2017, a instituição passará a disponibilizar e atualizar as versões do aplicativo para as empresas. Até essa data, a Fazenda paulista manterá o aplicativo em funcionamento.

Além do Sebrae, a Secretaria da Fazenda do Maranhão também oferecerá o serviço gratuito, a partir do código fonte cedido ao governo maranhense pela Fazenda paulista.

A Sefaz-SP identificou que a procura ao emissor do fisco deve diminuir por conta do crescimento da oferta de soluções modernas de emissores gratuitos em versões básicas por vários fornecedores do mercado, além de outros programas que podem ser incorporados ou personalizados aos sistemas internos dos contribuintes.

Fonte: SEFAZ-MG



06/01/2017

Obrigada

Foco, força, fé e muito estudo!
Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 09:17

Veronica G Tavares
Em 2016 a Sefaz SP declarou que o emissor seria descontinuado, porém o Sefaz Maranhão declarou que assumirá as atualizações do software em parceria com o Sebrae. Segue a notícia.

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.