x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.631

Auxilio doença x retorno sem alta do INSS, com alta médico d

LYA MAIRA RAMOS COSTA

Lya Maira Ramos Costa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2017 | 13:57

Funcionário em auxilio doença desde 05/12, teve alta médica particular PCMSO em 10/01, porém não voltou a trabalhar, sofreu novo afastamento de 15 dias por ter caído e fraturado um dedo em 16/01 conforme atestado, não foi acidente de trabalho. A perícia no INSS dele só está marcada para março/17. Liguei no 135 e a informação que me deram foi só que ele pode ligar pedindo antecipação da perícia por já ter tido uma alta médica particular. Estou sem saber como fica a situação dele perante a empresa nesse período que ele teve alta particular em 10/01 e teve um novo atestado em 16/01 por mais 15 dias. Devo considerar que para a empresa ele continua afastado esperando alta do INSS? Já que não trabalhou nenhum dia nesse intervalo.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 17:48

Lya Maira Ramos Costa

Deixa eu entender melhor:

Ele estava afastado desde 05/12/2016 por uma doença X e com pericia agendada somente para março/2017, porém em 10/01/2017 ele teve alta médica e deveria ter retornado ao trabalho em 11/01/2017.

Ele não retornou ao trabalho e em 16/01/2017 apresentou um novo atestado de 15 dias, porém por uma doença Y, diferente do motivo que gerou o 1° afastamento. É isso?

Se sim, entendo que vc deve primeiro encaminhá-lo ao médico do trabalho com esses 2 atestados para que ele analise se eles tem relação entre si ou não.

Se não tem relação entre si a empresa deverá arcar com esse novo atestado de 15 dias, já que só não deveria arcar caso tratasse da mesma doença anterior.

Ele vai na perícia normalmente em março/2017 e deve levar a documentação que comprove que teve alta em 10/01, assim o INSS irá conceder o beneficio para a doença X ate esta 10/01.

Se ele pegar mais atestados, que somem mais de 15 dias pela doença Y, deverá levar nessa pericia tbm, ai não sei qual seria o procedimento interno do INSS....se irão conceder esses 2 benefícios na hora ou se precisaria agendar uma nova perícia para esse 2° afastamento....tente ligar no INSS novamente para obter essa informação.

É um pouco confuso, deu pra entender +-? rsrssrs

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
SUELI MITIKICHUKI CORREIA DA SILVA

Sueli Mitikichuki Correia da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 7 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 08:29

Lya Maira Ramos Costa mesmo o medico particular dando alta para o funcionário tem que aguardar a pericia INSS tenho muitos casos assim e o funcionário fica nesse periodo sem receber pelo INSS e sem receber da empresa mas depois o INSS paga tudo mas o que vale é a alta do INSS e tem que aguardar pericia para receber pelo INSS

Sueli M.Correia da Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.