x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 761

DECORE - como obter no caso de renda remota?

Cristiane

Cristiane

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Mercado
há 7 anos Sábado | 21 janeiro 2017 | 22:26

Estou tendo uma dificuldade grande de encontrar um contador bem informado que possa nos ajudar.
Eu e meu esposo trabalhamos remotamente para uma empresa estrangeira que não tem escritório no Brasil. Legalmente falando, temos contrato, holerite e declaração de imposto de renda no país de origem da empresa, o qual somos cidadãos. Tenho cidadania brasileira e meu esposo tem residência permanente no Brasil, com RNE e CPF.
Estamos tentando locar um apartamento no Brasil para trabalhar home office remotamente, mas mesmo com documentos originais ,oficialmente traduzidos e consularizados, as imobiliárias não aceitam a nossa comprovação de renda.
Temos conta no Brasil e temos transferido nosso salário para essa conta brasileira para tentar mostrar movimentação bancária aqui, já que anteriormente usávamos apenas débito e crédito da conta estrangeira para despesas gerais.
Pelo que tenho pesquisado a legislação sobre renda remota é vaga e raras pessoas sabem alguma informação. Percebi que muitos inclusive não tem idéia do que é trabalho remoto.
Legalmente fazemos nossa declaração de imposto de renda em outro país, nos isentando da declaração e pagamento de impostos no Brasil.
Queremos fazer um Decore nos conformes da lei brasileira para locarmos um apartamento.
Com essas informações, o que devemos providenciar para o contador para fazer tudo corretamente, dentro da lei?
Qual seria o custo médio e tempo médio de confecção desse documento, conosco providenciando toda a documentação necessária prontamente?

Agradeço em adiantado qualquer informação útil.

Bruna

Bruna

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2017 | 10:46

Cristiane, bom dia!
Para a emissão da DECORE, é obrigatório que a fonte pagadora dos seus rendimentos tenha CNPJ, logo, por se tratar de uma empresa estrangeira, não será possível que algum contador o faça...
Como você e seu esposo não recebem rendimentos no Brasil, fica muito difícil que qualquer contador queira se envolver nisso. Se ao menos vocês declarassem o imposto de renda pela legislação brasileira, ficaria mais fácil para vocês alugarem algum imóvel.
Ainda há tempo de pensar, o programa do IRPF 2017 está previsto para sair em fevereiro, transmissões a partir de março.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.