x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 3.735

Dúvida - DFC Método Indireto

Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Domingo | 22 janeiro 2017 | 15:47

Boa tarde, colegas.


Tenho que elaborar um DFC e optei pelo Método Indireto.
Contudo, tenho as seguintes situações em relação ao material que vou utilizar.

1º A empresa não possui CAIXA (Não tem controle do mesmo, ele é somente fictício no balancete);

2º As contas BANCÁRIAS não maioria delas estão negativas;

3º A empresa apurou prejuízo nos últimos anos.

Diante dessas situações, há a possibilidade de elaborar o DFC?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 13:25

boa tarde !!

Mesmo com saldo de banco negativo e prejuízos dá para fazer normalmente a DFC.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 09:07

Olá bom dia.

A demonstração do fluxo de caixa tem por objetivo demonstrar a geração e consumo de caixa, independente do prejuízo e saldos negativos você pode elaborar tranquilamente a DFC.

Boa Sorte.

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
Ana Avelino

Ana Avelino

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 16 março 2017 | 10:42

Bom dia

Por gentileza, poderiam sanar minha dúvida.

Gostaria de saber qual a melhor classificação no DFC Indireto para a conta de Permuta a Pagar!!!???

Agradeço imensamente a atenção.



Ana Avelino

Ana Avelino

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 16 março 2017 | 15:33

Boa tarde

Sim, claro Anderson

Estou elaboração o Fluxo de Caixa no metodo indireto, e sei até o momento que Permuta é um tipo de contrato no qual uma das partes é obrigada a dar algo em troca de alguma coisa, que não seja moeda financeira.
No meu caso seria sobre imoveis, e tenho uma conta especifica de "Permuta a Pagar" com a contra partida de "Estoque".
Na minha pergunta, para a classificação de "Permuta a Pagar" especificamente seria Atividades Operacionais ou Investimento?
Porque entendo que na Operacional são contas relacionadas a gerar riqueza a empresa, devido a contra partida esta no estoque e Investimento por entender que investiu no crescimento

Agradeço imensamente a atenção

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Quinta-Feira | 16 março 2017 | 15:52

Ana,

Nesse primeiro momento essa transação (estoque => permuta a pagar) não passa pela DFC, pois não envolveu caixa.

A que se deve essa permuta a pagar? A empresa vai pagar uma "conta" com itens do estoque, mas essa "conta" é oriunda do que?



Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Ana Avelino

Ana Avelino

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 16 março 2017 | 16:56

Anderson,

A empresa é de Construção Civil, nos deparamos com dois terrenos tinha contrato de Permuta.
Por isso foi realizado esse lançamento.
Porque quando vender esse terreno terá que pagar essa Permuta.
Agora ficou mais complicado, porque não deve existir essa movimentação financeira, ha não ser que seja realizado lançamento de Receita diferida.

confesso que estou um pouco confusa com as escrituração. Irei analisar melhor e volto a conversar com o senhor.

Mais muito agradecida Anderson pelo seu tempo e empenho em me ajudar.

Boa tarde!!!

carvalho

Carvalho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 5 janeiro 2018 | 00:16

Caros Amigos, por gentileza estou precisando da ajuda dos nobres colegas.
Na DFC modelo INDIRETO, precisamos fazes os ajustes no resultado, porém, algumas dúvidas estão me consumindo, quais sejam:

1) As taxas de operadoras de cartão de credito não transitam pelas disponibilidades, logo, devo adicioná-las no ajustes?
2) Recuperação de despesas - aqueles valores que a empresa recupera parte das despesas, caso do vale transporte, também é ajustado?

Fico no aguardo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.