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Suspensão de serviço por atraso de pagamento

Edison Matos

Edison Matos

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 16:24

Pessoal, boa tarde.

Estou refazendo meus contratos (e reavendo postura com os clientes) e decidi que preciso ser mais firme quanto ao pagamento dos nossos honorários. Os atrasos tem se acumulando cada vez mais, prejudicando o andamento do escritório.

Minhas dúvidas:

- Como vocês lidam com os atrasos no escritório onde vocês trabalham?
- É possível suspender o serviço após 3 dias de atraso no pagamento dos nossos serviços? Ou após 5 dias? Se sim, há embasamento legal pra isso?

Abraço!

Amanda de Moura Piva

Amanda de Moura Piva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 17:49

Boa tarde!

Aqui também estamos tendo ultimamente muitos problemas com inadimplência. Parece que o contador é o primeiro a ser deixado de lado quando o calo aperta, o que na atual crise está acontecendo muito.

Não podemos reter a documentação, e também é complicado deixar de prestar o serviço, visto que as declarações e guias tem multa por atraso, e depois se o cliente acertar os atrasados, irá questionar com relação as multas que ficaram.

O que fazemos é enviar um email alertando sobre as penalidades que irão recair sobre a empresa no caso do inadimplemento continuar e deixarmos de prestar os serviços.
Em muitos casos estamos parcelando os débitos (em boletos que vão para protesto em caso de não pagamento), para facilitar para o cliente pagar, e assim não perdemos o valor nem o cliente.
Mas se a inadimplência persistir, não podemos mesmo continuar trabalhando de graça. Nesse caso o melhor a fazer é um distrato, entregar a documentação, e juntar o contrato com as faturas em aberto para iníciar uma cobrança judicial.

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