x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 5.712

Contabilização de veículos

Leandro Baltazar

Leandro Baltazar

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 13:48

Boa tarde, estou com uma dúvida com relação a contabilização de aquisição de um veículo a vista no valor de R$ 39.089,47, valor do ipi R$ 1.989,78, valor total R$ 41.079,25.
Seria:
Veículos (AT) - 39.089,47
Desp. c/ ipi (CR) - 1.989,78
a Banco (AT) - 41.079,25

obs: A empresa é prestadora de serviços.

Leandro Baltazar
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 14:07

Leandro, o IPI integra o veículo porque o mesmo não será comercializado, portanto ele se torna incluso no custo do veículo. Vocã deve contabilizar o valor total do veículo com o IPI na conta de Veículos.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Cleidival Aguiar dos Santos

Cleidival Aguiar dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 15:34

Boa Tarde Srs. Consultores!!!

a Pergunta e Refente a Livro Caixa!!!!

Uma Empresa Fez um Emprestimo por Ex: 15.000,00; so que no Contrato o Reza assim, R$ 10.000,00 para Reforma de Edificação Comercial e R$ 5.000,00 referente a compra de Bens Moveis!!!!

Agora minha duvida é a Seguinte como vou fazer a liberação deste emprestimo e de contra partida lançar os meus Ativos Imobilizados; se esta empresa fosse contabil era facil, mas Livro Caixa tem Dó né; todo jeito que eu penso meu dinheiro vai sair do Caixa 2 Vezes!!!

Se alguem puder mim ajudar eu agradeço!!!!

Desde Já Agradeço pela atenção.....

Vencer os outros não chega a ser uma grande vitória; vitorioso é aquele que consegue vencer a si mesmo!
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 15:52

Cleidival, mesmo sendo Livro Caixa, o lançamento será os seguintes:

1. Pelo recebimento em dinheiro no caixa do empréstimo:
D - Caixa (AC)
C - Empréstimos * (PC)................ R$ 15.000,00

2. Pelo investimento efetuado:
D - Móveis e Utensílios (AI)
C - Caixa (AC)............................ R$ 5.000,00

D - Reforma Ed. Comercial **
C - Caixa (AC)............................ R$ 10.000,00

* Definir a conta de acordo com a instituição que fez o empréstimo.
** Como você não definiu se vai ser em imóveis de terceiros ou próprios, não defini a conta débito, mas a forma do lançamento é esta.

Desta forma você irá definir estes lançamentos, ficando também os pagamentos das parcelas onde você irá debitar a conta Empréstimos* (PC) e creditar a conta caixa nas datas do pagamento das parcelas vincendas.

Bom trabalho.

Editado por Gilberto C. Olgado em 30 de junho de 2009 às 15:53:44

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.