x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 18

acessos 1.167

Abertura de uma empresa MEI empresário individual

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2017 | 18:38

Boa tarde Priscila. Se o estado onde você esta ja tem a REDESIN, o primeiro passo é o pedido de viabilidade.Para isso precisa ter definido os CNAE'1s da empresa, precisa dos dados do imove´(código do IPTU) para viabilidade e documentos pessoais da pessoa, Definir capital social inicial também. Mas, olha, sugiro não fazer isso assim, sozinha, pois pelo jeito você nunca abriu uma empresa. é facil mas nem tanto. a primeira vez é um pouco complicado, Na faculdade no ultimo ano costumam fazer estágio ensinando isso. existem núcleos de algumas faculdades que pode te auxiliar, ou algum colega de escritório. Aqui eu creio que é bom para trocar ideias, tirar dúvidas, mas já com certo dominio do assunto. do "zero" não dá.
precisa também estar com o CRC regularizado no orgão. espero não ter sido duro demais. se estivesse na minha cidade eu teria prazer em te receber em meu escritório e ensinar tudo, ajudar a fazer a primeira empresa.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Renato Soares De Resende

Renato Soares de Resende

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2017 | 00:13

Bom dia Priscila,

Seguem os passos para abertura de empresário individual em São Paulo:


Documentação Para Abertura Empresário Individual:
RG (Cópia Autenticada)
CPF (Cópas Autenticada)
Título de Eleitor (somente o Nº, visando enquadrar no SN)
Comprovante de Residência (Com CEP)
Estado Civil (Certidão de Casamento/ Divórcio – Cópia Autenticada)
Contrato de locação do imóvel (Cópia, se for alugado) ou cópia de escritura (imóvel próprio)
IPTU (cópia simples)
Profissão de cada sócio/empresário


Consultar CNAE e verificar se enquadra no SN.
Processo de abertura JUCESP (com certificado digital) e DBE, encaminhando os mesmos a JUCESP.
Após liberação do CNPJ dar entrada no CCM e senha WEB na PMSP.


Obs.: Como nosso amigo Agnaldo citou, para dar entrada no CCM é necessário ter o nº do IPTU e uma cópia simples da escritura do imóvel ou contrato de locação.

À disposição,

Renato Resende

Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas. Ec 11:6
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 19 abril 2017 | 10:34

Bom dia, prezados

Priscila, já lhe adianto que fisioterapia não pode se enquadrar como MEI.
Além disso, recomendo fortemente você verificar a possibilidade de fisioterapia se enquadrar como Empresário Individual, explico por meio do artigo 966 do Código Civil:

Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa
.

O que acontece é que muitas vezes a Junta Comercial alega que a atividade não tem natureza empresária, sendo assim deveria ser registrada em cartório, que por sua vez não faz registro de empresas individuais, seria o caso de abrir uma Sociedade Simples. Ou se for o caso, uma Sociedade Empresária na Junta Comercial mesmo, mas para tal análise é preciso ter mais detalhes sobre os aspectos societários envolvidos.

Se quiser se aprofundar, escrevi recentemente um artigo sobre os tipos jurídicos, vou colocar o link abaixo:
www.contabeis.com.br


Plinio, não existe a obrigatoriedade de ter CRC para abrir uma empresa, lembrando que envolve muito conhecimento técnico, será preciso indicar contador (que não precisa necessariamente ser você) e na JUCESP é preciso ter certificado digital para que os trâmites sejam feitos.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 19 abril 2017 | 11:07

Plinio, não existe a obrigatoriedade de ter CRC para abrir uma empresa, lembrando que envolve muito conhecimento técnico, será preciso indicar contador (que não precisa necessariamente ser você) e na JUCESP é preciso ter certificado digital para que os trâmites sejam feitos.


creio que a pergunta dele, é exatamente sobre o CRC. qualquer um pode montar o processo, mas precisa citar o contador (CRC)

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
plinio mansim neto

Plinio Mansim Neto

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 19 abril 2017 | 11:14

Obrigado pelas respostas.

Acontece que eu tenho o CRC, mas como nunca trabalhei na área estou como inativo.

Fui procurado para auxiliar uma pessoa a abrir uma empresa como empresario individual e como estou com o CRC inativo não posso ajuda-lo. Entretanto vi no fórum algumas pessoas falando que conseguiram abrir uma empresa sem indicar contador o que me deixou bastante surpreso.

Gostaria de saber se isso realmente é possível e se sim como se faz?

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 19 abril 2017 | 16:38

Gabriel,

Visto que o MEI poderá fatura até R$ 81.000,00 no ano, de acordo com a Lei 155/16, provavelmente será permitido até esse valor emitir notas manuais.

Repito, na condição de MEI tudo indica que o legislador tem a intenção de permitir o uso de blocos.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.