x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 473

Contrato de Prest. de Serv. Contábeis e a Contabilidade Reg

Marcos Zanoty

Marcos Zanoty

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 13:00

Antes de expor meu problema gostaria de expor e enfatizar dois pontos para que não percamos o foco em relação ao problema a ser discutido.

É obrigatório, independente do regime/porte da empresa:
1- O contrato de prestação de serviços contábeis;
2- Manter a contabilidade regular (BP, DR,...).

Considerações iniciais:
Sabemos do nível de informalidade que existe em nosso país, muitas vezes o empresário não está totalmente preparado para desempenhar essa função o que ocasiona em empresas com compras/vendas sem notas fiscais, recebimentos/pagamentos através de conta bancarias sem origem comprovada (provável compra/venda sem documento fiscal), transferência regulares de valores entre contas bancárias da PJ para PF e vice-versa.

O problema a ser discutido:
Na região onde exerço a profissão (interior) existe muita informalidade e muita desinformação é quase impossível fechar a contabilidade de uma empresa devido aos problemas citados acima (dentre outros), o caixa não fecha, a contabilidade não reflete a realidade (se feito sempre dará prejuízo) o controle de inventário praticamente não existe...


Exposto o problema pergunto:
1- Como fazer um contrato de prestação de serviços de forma que eu me mantenha seguro, principalmente na clausula referente à CONTABILIDADE.
a. Posso omitir essa clausula?
b. Posso citar que em relação à contabilidade às obrigações do escritório se limitam a legislação fiscal (livro caixa para simples e lucro presumido) ?

Estou ciente que o empresário está errado e sujeito a penalidades, que é dever do contador fazer a escrituração, que é dever do contador orientar o cliente, etc. A discussão poderia parar aqui, porque o que foi exposto está contra a legislação e a única solução seria se adequar as normas legais. Amo a profissão e preferia fazer tudo do jeito correto, mas preciso trabalhar para sobreviver, a situação é está e preciso enfrenta-la, certamente irei com todas as forças procurar orientar meus clientes e adequá-los as normas legais o meu problema é “proteger-me” enquanto não alcanço esse objetivo.
Então peço sugestões dos colegas sobre quais meios posso usar para me proteger em relação ao contrato de prestação de serviços e também sugestões de como lidar com essa situação e sobre outros meios que podem ser usados.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.