x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 23.979

GIDALTO OLIVEIRA SANTANA

Gidalto Oliveira Santana

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 7 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2017 | 18:30

Olá pessoal,

Hoje pesquisei a Alíquota FAP e está informando que a empresa tem FAP original 0,5000. Não entendi muito. Sei o conceito do FAP porém não entendi porque foi utilizado esse termo "original".
A empresa é optante do Simples Nacional Anexo IV.
Devo informar na minha GFIP FAP 1. ou informo 0,5000 mesmo?

Ana Caroline

Ana Caroline

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 08:31

Olá, bom dia!

Gidalto Oliveira Santana, se você pesquisou a FAP e esta é 0,5000, use esta! Pois mesmo a empresa sendo do Simples, as empresas do Anexo IV podem ter alíquota diferenciada!



Atenciosamente,
Ana Caroline Martins


"Para ter sucesso é preciso primeiro acreditar que podemos".
Ana Caroline

Ana Caroline

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 10:07

Na minha opinião quando a empresa é tributada pelo RAT deve aplicar a FAP conforme o site da previdência mesmo sendo do Simples Nacional!

PGFN - Caso calculemos o FAP para as empresas que tenham atividades vinculadas ao Anexo IV da LC 123 estaremos atribuindo valor diferente de 1,0000 a uma empresa Optante pelo Simples Nacional e assim estaremos indo além da previsão da Resolução CNPS nº 1.316/2010.


http://dados.pgfn.fazenda.gov.br/dataset/pareceres/resource/11232012



Atenciosamente,
Ana Caroline Martins


"Para ter sucesso é preciso primeiro acreditar que podemos".
GIDALTO OLIVEIRA SANTANA

Gidalto Oliveira Santana

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 10:24

Ana,

Por isso que estou com essa dúvida.

No próprio site da Previdência informa que Simples deve usa alíquota 1.
Veja abaixo, ela não distingue o anexo, ou seja, não fica claro:

Preenchimento do FAP no SEFIP/GFIP

1.Empresas Optantes pelo Simples e Matrícula CEI têm, por definição, FAP =1,0000;

2.Demais empresas contribuintes, que recolhem alíquota RAT, deverão "de acordo com o Ato
Declaratório Nº 3 da RFB" observar o procedimento: no SEFIP o campo FAP deverá ser informado com
2 (duas) casas decimais, sem arredondamento (truncamento). Isso fará com que o valor da contribuição
referente ao RAT calculada pelo SEFIP seja menor. Portanto a GPS gerada pelo SEFIP deve ser
desprezada. O Contribuinte deverá refazer a GPS ou utilizar a GPS gerada pelo seu sistema de folha de
pagamento utilizando 4 (quatro) casas decimais para que o valor da contribuição seja correto.

Ana Caroline

Ana Caroline

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 23 maio 2017 | 09:11

Olá, Bom dia!

Simone, é uma empresa do anexo IV? estas geralmente possuem FAP maior que 1,0!

Use o valor que consta no site da previdência!



Atenciosamente,
Ana Caroline Martins


"Para ter sucesso é preciso primeiro acreditar que podemos".
Ana Caroline

Ana Caroline

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 23 maio 2017 | 10:38

Simone, isso mesmo o valor original!



Atenciosamente,
Ana Caroline Martins


"Para ter sucesso é preciso primeiro acreditar que podemos".
Alexandre Ama

Alexandre Ama

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2018 | 15:56

Ola, fui tirar o fap de uma empresa porem ele esta puchando no sistema que se faz o fap pra chegar na aliquota da previdencia esta aparecendo o cnae anterior da empresa, ou seja foi feito uma alteraçao e o sistema pucha o cnae antigo, porque sera, se quando tu faz alteraçao ja se faz na receita federla na junta comercial tudo junto.....alguem ja aconteceu isso, como resolver?
Obrigado!

Ingrid Pereira

Ingrid Pereira

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 31 janeiro 2018 | 09:59

Bom dia, Pessoal

Tenho uma empresa, que na verdade é construtora pessoa física com numero de CEI.
A folha de pagamento é com o cód 155, GPS 2208, recolho 20% sobre INSS, 5,8% terceiros. O RAT pelo CNAE é 3,00%.
Por ser CEI não consigo consultar a alíquota FAP. Como faço para saber o valor atual?

Obrigada desde já.

Ingrid Pereira - Athos Contabilidade & Consultoria

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.