Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 0

acessos 1.180

Siconfi está preparado para receber DCA 2016 e RREO/RGF 2017

TATIANI ANDRADE

Tatiani Andrade

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2017 | 07:39

A Secretaria do Tesouro Nacional publicou a taxonomia Siconfi 2017. A partir de agora os entes da Federação podem enviar a Declaração de Contas Anuais (DCA) referente ao exercício de 2016, e o RREO e o RGF referentes ao exercício de 2017. O preenchimento das declarações pode ser iniciado somente após o término do período a que se referem.

Como novidade para o exercício de 2017, foi disponibilizada a Matriz de Saldos Contábeis – MSC, que permite a automação do processo de envio dos dados, cabendo ao Siconfi a elaboração dos rascunhos de alguns anexos do RREO. Esse primeiro ano é um piloto e servirá para que possamos amadurecer cada vez mais essa iniciativa ambiciosa que é a MSC.

Na URL siconfi.tesouro.gov.br o usuário pode baixar os pacotes de taxonomia necessários à geração e validação das instâncias XBRL (arquivos) que poderão ser carregadas diretamente no Siconfi, em substituição ao trabalho de digitação de dados em planilhas ou formulários.

Adicionalmente, recomendamos a leitura da Portaria STN nº 841/2016, que disciplina o envio de dados para 2017 e anos anteriores.

Pede-se ao usuário que permaneça atento às notícias e aos conteúdos publicados no sítio Siconfi.

Tatiani Andrade
Contadora
Es/Brasil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.