x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.337

Antecipação de cheques no livro caixa / Pessoa Física

Martín A. M. Kreidler

Martín A. M. Kreidler

Bronze DIVISÃO 2, Dentista
há 7 anos Sábado | 4 fevereiro 2017 | 11:14

Bom dia,

Pela primeira vez, no mês de dezembro passado, tive que solicitar a antecipação de cheques pré-datados no meu banco e agora não sei como deve ser feita a escrituração disso no meu livro caixa (Profissional Liberal / Autônomo / Pessoa Física).

Detalhes da operação:

1) Borderô de cheques emitido no dia 22/Dez/16 , mesmo dia do depósito do valor liquido (já descontado as taxas) na minha conta corrente.
2) Eram vários cheques com vencimentos para 02/Jan/17 ; 06/Jan/17 e 07/Fev/17
3) No dia do vencimento dos cheques o banco está creditando o valor do cheque na minha conta corrente e logo depois esta debitando o mesmo valor.

Devo escriturar o valor recebido (antecipado) no dia 22/Dez/16 no dia 22/Dez/16 e também no dia do vencimento dos cheques (02/Jan/17 ; 06/Jan/17 ; 07/Fev/17), já que esta existindo movimentação na minha conta corrente nessas datas?....

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sábado | 4 fevereiro 2017 | 20:48

Martin,

Descontos de cheques não representam receitas, equivalem a financiamentos. Sequer há certeza de que os cheques tenham fundos quando das suas apresentações, onde a agência bancária debitaria os valores dos cheques descontados em sua conta corrente.

Dessa forma, as escriturações das receitas deverão ser feitas em seu Livro Caixa nas datas das efetivas compensações dos referidos cheques (jan e fev/2017).

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.