Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.997

Contrato de Aluguel Pessoa Fisíca x PJ

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2017 | 13:59

Pessoal,

Como pessoa jurídica, estou firmando contrato de locação de imóvel com uma pessoa física.

Gostaria de saber que terei que proceder alguma retenção no pagamento à Pessoa Física?

Att,

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2017 | 18:31

Márcio:

A locadora é sim pessoa física.

Li o regulamento de imposto de renda, mas não consegui ter certeza da sujeição à retenção ao locar um imóvel de PF.

Obrigado pela informação.

Att,

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Eurides A. M Cunha

Eurides A. M Cunha

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 6 anos Terça-Feira | 23 janeiro 2018 | 21:36

Boa noite pessoal!

Li vários tópicos e não achei nada que pudesse me ajudar:
Trabalho com uma empresa, cujo sócio é estrangeiro, o mesmo faz a administração de uma empresa que está localizada no exterior.
Está empresa do exterior tem um apartamento aqui no Brasil, o qual estava vazio.
Em dezembro de 2017 foi locado para uma pessoa física, no valor de R$ 5.000,00 mensal por 30 meses já incluso o condomínio que deve ser de mais ou menos uns R$ 700,00.
Sei que já esta em atraso teria que ter sido recolhido até 22/01/2018 sei também que é 15% independente de valor do aluguel.
Minha dúvida:
Tenho que recolher IRRF sobre este aluguel, li algo que dizia que tem que recolher no código 9478, mas em nome de quem? da pessoa física que é o administrador do bem e está no Brasil recebendo em sua conta corrente pessoa física, tanto o caução ref a 3 meses e o aluguel ref a Dezembro ou no CNPJ da empresa estrangeira.

Se alguém puder me ajudar agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.