Contábeis o portal da profissão contábil

28
Ago 2014
04:12

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Tributação

22respostas
13.639acessos

POSTS RELACIONADOS

Elaine Cristina

Usuário Novo

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens15
pontos130
membro desde12/12/2007
cidadeMogi das Cruzes - SP
Postada:Quinta-Feira, 2 de julho de 2009 às 15:53:08
Boa tarde!
Espero que alguem possa me ajudar.
Recebi como cliente uma padaria parada em janeiro de 2009, que se desenquadrou do simples nacional, passando para lucro presumido, gostaria de saber como vou calcular o ICMS das mercadorias: pão frances e outros tipos de pães, leite, bolos, panetones, lanches, frios etc, e como emitir as notas fiscais de substituição tributária destes mesmos itens. Obrigada pela atenção.
Gilmar Ferreira Cordeiro

Usuário 3 Estrelas de Prata

profissãoAnalista Tributos
mensagens769
pontos5.489
membro desde31/07/2008
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Domingo, 5 de julho de 2009 às 17:36:25
Elaine boa tarde!

Você terá que verificar a alíquota de ICMS de cada produto, por exemplo o pão frânces que tem alíquota de 12% com redução da base de cálculo para 7%, despois de encontrada a alíquota de cada produto, você precisa verificar o IVA destes produtos para o cálculo da Substituição Tributária.

Este assunto é muito complexo para ser explicado por aqui, pois vai ter produtos que a padaria irá comprar que virão com a ST recolhida na NF, outros não e para isso terá que ser feito o cálculo.

As alíquotas dos produtos estão nos artigos 52 a 56A do Regulamento do ICMS.
Os benefícios de redução da base de cálculo do ICMS, de produtos alimenticios estão no anexo II art 3º e 39º.
O IVA dos produtos da indústria alimentícia estão na
Portaria CAT 47, de 26-2-2009.

Quanto a emissão de notas fiscais, creio que está padaria tem ECF emissor de cupom fiscal, para isso você precisa configurar cada produto.

Espero ter ajudado,

Gilmar
Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Gilmar Cordeiro
profissãoContador(a)
mensagens21
pontos135
membro desde22/08/2007
cidadeItumbiara - GO
Postada:Segunda-Feira, 6 de julho de 2009 às 17:06:30
pessoal, meu cliente vai alugar 2 maquinas usada de açougue, nessa entrada das maquinas tem que pagar icms? como faço este calculo?
profissãoContador(a)
mensagens21
pontos135
membro desde22/08/2007
cidadeItumbiara - GO
Postada:Segunda-Feira, 6 de julho de 2009 às 17:15:45
e pra esse mesmo cliente, o sogro dele vai emprestar 01 maquina de (comodato), so que o sogro nao tem nf de compra desta maquina e sim recibo muito antigo, ai ele tem que pagar algum icms nessa entrada dessa maquina, ou é so fazer o contrato de comodato ?
Gilmar Ferreira Cordeiro

mensagens769
pontos5.489
membro desde31/07/2008
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 10 de julho de 2009 às 14:34:17
Remessa e o retorno de mercadoria em comodato está amparada pela não incidência de ICMS. Art 7º

IX - a saída de máquinas, equipamentos, ferramentas ou objetos de uso do contribuinte, bem como de suas partes e peças, com destino a outro estabelecimento para lubrificação, limpeza, revisão, conserto, restauração ou recondicionamento ou em razão de empréstimo ou locação, desde que os referidos bens voltem ao estabelecimento de origem;

IX - a saída de máquinas, equipamentos, ferramentas ou objetos de uso do contribuinte, bem como de suas partes e peças, com destino a outro estabelecimento para lubrificação, limpeza, revisão, conserto, restauração ou recondicionamento ou em razão de empréstimo ou locação, desde que os referidos bens voltem ao estabelecimento de origem;

Atenciosamente,

Gilmar Cordeiro
Elaine Cristina

Usuário Novo

mensagens15
pontos130
membro desde12/12/2007
cidadeMogi das Cruzes - SP
Postada:Quarta-Feira, 15 de julho de 2009 às 14:10:22
Boa tarde Gilmar!
Ou, outro colaborador que possa me ajudar.
Ainda sobre a padaria minhas duvidas continuam. Se o pão é vendido diretamente a consumidor final, tenho que reter ICMS? Tudo que esta padaria faz é vendido assim (bolos, panetones, pão de forma, salgadinhos e etc). E o porte dela é abaixo de R$ 100.000,00 não tem obrigatoriedade de ECF. Como devo proceder?
Gilmar Ferreira Cordeiro

mensagens769
pontos5.489
membro desde31/07/2008
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quarta-Feira, 15 de julho de 2009 às 20:38:00
No final do dia a padaria irá fazer um levantamento das vendas e fazer uma nota fiscal modelo 2 Venda a consumidor, com o total de todas as vendas. Você pode separar por produtos tributados normal de ICMS e produtos tributádos por ST.

Atenciosamente,

Gilmar Cordeiro
Valdemir Jacon

Usuário Estrela Nova

profissãoProgramador(a)
mensagens204
pontos2.221
membro desde18/03/2009
cidadeMirandopolis - SP
Postada:Quarta-Feira, 15 de julho de 2009 às 23:38:41
se não me engano venda para consumidor final não se recolhe o ST apenas o icms proprio

já referente ao ECF não sei te informar
profissãoAuxiliar Escrita Fiscal
mensagens17
pontos105
membro desde28/07/2009
cidadeVicosa - MG
Postada:Terça-Feira, 28 de julho de 2009 às 21:37:19
Boa Noite!

Recebi um cliente que está abrindo uma padaria em MG, e gostaria de saber como vou calcular o ICMS das mercadorias: pão frances e outros tipos de pães, leite, bolos, panetones, lanches, frios etc.
Ela vai vender toda a produção para um mercado (não vende nada para consumidor final). É ST? Como calcular? Recolher DAS?

Obrigada pela atenção, sou nova na profissão e agradeço o apoio de todos.
Gilmar Ferreira Cordeiro

mensagens769
pontos5.489
membro desde31/07/2008
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Segunda-Feira, 3 de agosto de 2009 às 19:26:19
Venda direta a consumidor final, não recolhe a ST.

Atenciosamente,

Gilmar Cordeiro
Jeber Lang Bartz

Usuário Novo

profissãoAssistente Gerência
mensagens1
pontos7
membro desde26/05/2010
cidadeCangucu - RS
Postada:Quarta-Feira, 26 de maio de 2010 às 16:31:20
Ola, sou novo aqui se cometer algum erro me desculpem, trabalho num Supermercado e temos padaria junto, e eu queria saber como lançar as notas de produtos de panificação no computador, para depois dar baixa no estoque. Porque na nota vem Farinha, fermento etc. E depois se Vende Pão, Bolo Salgadinhos e etc..

Desde ja Obrigado.
Silvio Jose da Silva

Usuário Novo

profissãoAdministrador(a)
mensagens1
pontos6
membro desde26/05/2010
cidadeCampinas - SP
Postada:Quarta-Feira, 26 de maio de 2010 às 21:32:49
Amigos preciso de uma ajuda, tenho um cliente que ira emitir nf-e de motos usadas, o contador esta alegando que motos acima de 250 cilindradas tem que aplicar aliquota de 25%. Me enviou um artigo porém acho que só se aplica a motos novos. Alguem pode me ajudar?
Rebeca Ciornavei

Usuário Novo

profissão
mensagens19
pontos281
membro desde28/10/2009
cidadeAtibaia - SP
Postada:Quinta-Feira, 27 de maio de 2010 às 14:22:03
Boa tarde.

Gostaria de tirar uma duvida com relação a uma empresa que está enquadrada no Simples e sua principal atividade é revenda de mercadorias (rolamentos e jardinagem) e eu gostaria de saber e também de entender como eu classifico a Situação tributária no momento da emissão da NF.

Obrigada.

profissãoContador(a)
mensagens18
pontos210
membro desde24/09/2009
cidadeCampinas - SP
Postada:Sexta-Feira, 28 de maio de 2010 às 11:26:47
Olá, Bom dia,,

Tenho uma pequena dúvida:

Uma empresa prestadora de serviços na area de treinamento, e vendo sofware ex: produtos da microsiga e etc, essa empresa é franquia da Microsiga de SP que uma empresa SA (ela prestou um serviços de treinamento numa empresa SA ex: na matriz), porém elas tem CNPJ diferentes.

A empresa Ltda deu treinamento da empresa SA que ela vende os produtos desta empresa, a empresa SA vai reembolsar a empresa 50% dos custos com o treinamento, ela pode emitir esta Nota de Débito? eu entendo que é empresas distintas já que tem CNPJ diferentes, omo ela vai declarar este reembolso ou justificar para receita?

Att,
Késia.
Jaqueline Pazeli

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Escritório
mensagens19
pontos220
membro desde18/08/2009
cidadeJundiai - SP
Postada:Quarta-Feira, 23 de junho de 2010 às 16:45:15
Oie Pessoal em ajudem...
tenho uma padaria aqui no escritório gostaria de saber qual é a liquota icms de SP quando ela vende petiscos como coxinha, pastel....
Aguardo resposta..
Cintia

Usuário Novo

profissãoAssistente Administrativo
mensagens1
pontos10
membro desde23/06/2010
cidadeParanavai - PR
Postada:Quinta-Feira, 24 de junho de 2010 às 13:57:00
Olá!!!!

Estamos implantando sistema de nfe, e preciso de ajuda na questao de tributação do produto; Qual seria o código da situação tributária para o produto que tem ipi e o produto que nao tem ipi; é isento ou não tributado? Somos optante pelo lucro presumido, caso alguem possa me ajudar, desde já agradeço....
Leduardo da Silva

Usuário 3 Estrelas Novas

mensagens301
pontos2.319
membro desde08/07/2009
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quinta-Feira, 24 de junho de 2010 às 16:33:13
boa tarde.Elaine no seu caso ja esta 100. acredito ser 120,obrigatorio,nao tenho certeza do limite,entao ja implanta ecf,vc tera muito menos trabalho e super simples, procure uma empresa pra fornecer o equipamento,para o cliente,ai e so gerar os cupons,fazer o cadastro na fazenda,depois e recolher,o icm,e transmitir,os ecf,vai ver que e super simples. ..o proprio equipamento mais o software ja gera o icms, acredito.
Bruno

Usuário Novo

profissãoAuxiliar
mensagens4
pontos41
membro desde29/07/2010
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quinta-Feira, 2 de setembro de 2010 às 11:42:23
nossa,

esse tópico tem múltiplos assuntos diversificados variados segregados

não seria o certo tratar apenas do assunto no cabeçalho do tópico?
Mari Neli dos Anjos

Usuário Novo

mensagens23
pontos142
membro desde06/07/2010
cidadeVitoria - ES
Postada:Sexta-Feira, 3 de setembro de 2010 às 13:45:06
Olá, bom dia...
Gostaria de saber se um produtor rural que comercializa queijos de sua produção deve recolher ICMS sobre a venda?

Obrigada!
Vilma Gomes de Araujo

Usuário Iniciante

profissãoAdministrador(a)
mensagens35
pontos215
membro desde04/08/2009
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 3 de setembro de 2010 às 13:51:38
Pessoal
Gostaria da saber qual a aliquota de iss que inside em uma empresa de prestação de serviço na área de informática (desenvolvimento de sistemas) .
Leduardo da Silva

Usuário 3 Estrelas Novas

mensagens301
pontos2.319
membro desde08/07/2009
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 3 de setembro de 2010 às 14:20:04
boa tarde,vilma precisa se ver em qual anexo,se encaixa,e ver qual e o cfop, mas pode varias como prestaçao de media de2 a 5%,acredito que a prefeitura,tb passe o total,,,e ligar ou passar um email,eles falam pelo menos a mim.foi,boa tarde,espero ter ajudado,,,
marli eu creio se a empresa estiver no simples ja recolhe os tributos direto,no seu caso so pagar na saida para outro estado ipi,mas aguarde mais os colegas comentarem.ok
profissãoSupervisor(a)
mensagens1
pontos6
membro desde02/09/2010
cidadeItajai - SC
Postada:Sexta-Feira, 3 de setembro de 2010 às 15:28:00
alguem pode me ajudar. qual a diferença de mva ajustada e mva original? aguardo resposta obrigado. meu email é helton_antonio18@hotmail.com
Mari Neli dos Anjos

Usuário Novo

mensagens23
pontos142
membro desde06/07/2010
cidadeVitoria - ES
Postada:Sexta-Feira, 3 de setembro de 2010 às 16:33:41
Complementando a minha pergunta anterior:
O produtor rural está comercializando o queijo de sua produção com uma empresa de lucro real.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

Facebook

Receba Novidades

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

Quem participa

Facebook

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.76 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César