x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 10.615

Redução de carga horária e salário

Sônia Duarte

Sônia Duarte

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 09:28

Pessoal, bom dia!

Tenho uma colaboradora que está afastada por licença maternidade, porém, quando retornar, manifestou o desejo de reduzir sua carga horária de 08h25/dia para 06h/dia.

Tenho dúvidas em como fazer o cálculo do salário dela, alguém pode me auxiliar?

Agradeço antecipadamente.

Danilo Pinheiro

Danilo Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 11:07

Bom dia,
a funcionária é mensalista ?
Creio que deverá fazer um acordo com o sindicato da categoria, pois de acordo com a legislação nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.
Assim, no meu entendimento, a empresa poderá reduzir a jornada, contudo deverá manter o mesmo salário do empregado, porém, creio que seja possível um acordo de ambas as partes com o sindicato da classe.

Fundamentação: Art. 468, CLT, Art. 7º, VI, CF/88

" Boas molduras não salvam quadros ruins ! "

Skype/Email: [email protected]
Site: https://www.adep.com.br
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 11:13

Sonia, bom dia.
Esse pedido deve ser feito por ela e de próprio punho(manuscrito), isso para que o empregador não venha ter problema no futuro, como por exemplo
(forçada a assinar).

Com relação ao calculo e o seguinte

Qual a carga horária mensal?

Isso porque pode ser feito dois calculos

a) transformando os 25 minutos em centesimal = 25/60 = 0,42
....8h25m = 8,42
b) 6/8,42 = 0,72

Outro calculo (que e o mais aconselhável)
a) 220 mensais
b) passando a ser de 180 mensais
c) então temos = 180/220 = 0,82

Ou seja
Salario = 2.000,00

Utilizando 0,72
Salario = 2.000,00 x 0,72 = 1.440,00

Utilizando 0,82
Salario = 2.000,00 x 0,82 = 1.640,00

Eu, particularmente, utilizaria o 0,82.

Após definir, faça tudo por escrito, mencionando principalmente como chegou no índice/valor, assim a empregada ficará ciente do valor que irá receber.
Com relação as férias já vencidas essas não poderão ser calculado com o salario atual(reduzido), isso porque ela terá prejuizo.
A sugestão e ela gozar as ferias vencidas, e se por acaso tiver proporcional, então quando ela for gozar terá que fazer uma média, ok..

PAULA VIEIRA NIZA

Paula Vieira Niza

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2017 | 17:24

Boa Tarde!
Sou funcionária de DP em um escritório contábil, um de nossos clientes quer reduzir a carga horária e o salário de duas funcionárias mensalistas.
Eu informei que não poderia fazer mas o contador meu chefe, disse que sim que é só fazer uma rescisão "Por fora" com a diferença e fazer a alteração do contrato. Ela é professora e o sindicato é quase inacessível para acordos o que vocês me sugerem?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.