x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 28.135

Ajuda calculo ISSQN atrasado

Rafael

Rafael

Bronze DIVISÃO 4, Analista Informática
há 14 anos Sexta-Feira | 3 julho 2009 | 00:22

Olá pessoal tudo bem ? Gostaria de uma ajuda que acredito ser simples, identifiquei um valor pago a menor de ISS e estou querendo entender como foi feito o calculo pela prefeitura, a instrução para atualização do valor é a seguinte:


Cobrar 1% de juros ao mês ou fração de mês, multa de 0,33% a.d. até o limite de 10% e atualizar monetariamente pela variação do I.P.C.A


O valor pendente era de R$ 43,74 e tinha como data de vencimento 08/09/2006.


A Prefeitura realizo o calculo corrigido do valor e me envio hoje, pronto para ser pago até 31/07/2009, mas quero entender como fizeram o calculo, segue o que foi me enviado:

Competência....: 08/2006
Vencimento....: 08/09/2006
Principal.....: R$ 43,74
Correção......: R$ 6,49
Multa.........: R$ 5,02
Juros.........: R$ 17,07
Total.........: R$ 72,32


Caso alguém possa me informar a formula que devo aplicar, por favor, me informe :-) obrigado!!!


Editado por Rafael em 3 de julho de 2009 às 00:24:13

Sergio L Santos

Sergio L Santos

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 14 anos Sexta-Feira | 3 julho 2009 | 14:34

Olá Rafael:

Pelo que pesquisei os índices aplicados foram os seguintes:

Valor do principal: R$ 43,74
Atualização monetária: foi utilizada a tabela IPCA que consta no próprio site da PMSP (estou te mandando os links) com o índice de 1,1484: então multiplica-se o principal por este índice e terá o tributo atualizado no valor de R$ 50,23 e a correção será então de R$ 6,49
Nota: Ao consultar a tabela em questão verá que o índice que lá consta para o mês de vencimento do tributo é de 1,1457(Setembro 2006) mas no cálculo que mencionou a prefeitura utilizou o índice de julho. Não sei dizer porque utilizaram esse critério ok.
Multa: R$ 5,02: ou seja 10% sobre R$ 50,23
Juros: R$ 17,07 resultado de R$ 50,23 multiplicado por 34 meses a 1% ao mês
No próprio site da prefeitura poderá localizar mais alguns índices e instruções de cálculos para aumentar seus conhecimentos. Espero ter ajudado. Até mais.

clique aqui Outros índices

clique aqui IPCA

Flavia Menezes

Flavia Menezes

Prata DIVISÃO 1, Gerente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 12:51

Olá pessoal!! Estou com uma dúvida talvez voces possam me ajudar..

Uma empresa do SN do anexo III, a mesma tem que emitir sua nota fiscal já com o destaque do issqn de acordo com a tabela do SN?
Em qual momento esta empresa sofrerá retençao?
Teve uma empresa que reteram 05% da nota fiscal.. Eu li que quando nao ha especificacao na nf o percentual de issqn o tomador irá reter o valor maior q no caso é o 05%... Mas estou com dúvida se tenho que fazer isso para todas as empresas? Se nao em qual situacao entao?

Desde já os agradeco.

Flavia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.