x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 40

acessos 52.901

Ressarcimento e compensação de créditos PIS/COFINS com IRPJ

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2017 | 01:34

Olá a todos!

o assunto parece batido mas não encontrei caso parecido no FORUM, ou então está bem escondido. Então já peço perdão caso tenha outro tópico mesmo assunto.

O caso é que sou analista de uma empresa optante pelo Lucro Real, (regime não cumulativo para apuração e recolhimento de PIS e COFINS) . Esta empresa está acumulando créditos PIS e COFINS decorrente da aquisição de serviços de armazenagem de mercadorias e contratação de serviços de transporte associados a venda destas mercadorias.

A única mercadoria comercializada por esta empresa (Café cru em grão, NCM 0901.11.10) é tributada a alíquota zero. Eu já encontrei pessoas dizendo que se as despesas são vinculadas a receitas tributadas, não há porque do ressarcimento/compensação destes créditos, porém, não encontrei ninguém dizendo a respeito das receitas tributadas a alíquota zero.

Alguém já teve experiência em algum caso parecido? Poderiam compartilhar?

Estou pensado em transmitir um PER/DCOMP para o ressarcimento destes créditos e posteriormente transmitir outro para a compensação destes créditos com IRPJ e CSLL apurados em LALUR e LACS.

Da certo?

Agradeço de antemão qualquer opinião!

TATIANI ANDRADE

Tatiani Andrade

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2017 | 07:53

Bom dia Lyniker de Lima Santos ,


Pelo que entendi sua dúvida seria sobre o aproveitamento de crédito na compra de produtos alíquota 0, bom se assim for, a lei da não cumulatividade é clara :
Lei 10.833/200, dispõe:

Art. 3o Do valor apurado na forma do art. 2o a pessoa jurídica poderá descontar créditos calculados em relação a:
[...]

§ 2o Não dará direito a crédito o valor: (Redação dada pela Lei nº 10.865, de 2004)