Contábeis o portal da profissão contábil

21
Feb 2018
04:12

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Ressarcimento e compensação de créditos PIS/COFINS com IRPJ

17respostas
2.397acessos

Lyniker de Lima Santos

Usuário 5 Estrelas Novas

profissãoCoordenador(a)
mensagens406
pontos2.902
membro desde22/06/2012
cidadeMachado - MG
Postada:Sexta-Feira, 10 de fevereiro de 2017 às 01:34:21
Olá a todos!

o assunto parece batido mas não encontrei caso parecido no FORUM, ou então está bem escondido. Então já peço perdão caso tenha outro tópico mesmo assunto.

O caso é que sou analista de uma empresa optante pelo Lucro Real, (regime não cumulativo para apuração e recolhimento de PIS e COFINS) . Esta empresa está acumulando créditos PIS e COFINS decorrente da aquisição de serviços de armazenagem de mercadorias e contratação de serviços de transporte associados a venda destas mercadorias.

A única mercadoria comercializada por esta empresa (Café cru em grão, NCM 0901.11.10) é tributada a alíquota zero. Eu já encontrei pessoas dizendo que se as despesas são vinculadas a receitas tributadas, não há porque do ressarcimento/compensação destes créditos, porém, não encontrei ninguém dizendo a respeito das receitas tributadas a alíquota zero.

Alguém já teve experiência em algum caso parecido? Poderiam compartilhar?

Estou pensado em transmitir um PER/DCOMP para o ressarcimento destes créditos e posteriormente transmitir outro para a compensação destes créditos com IRPJ e CSLL apurados em LALUR e LACS.

Da certo?

Agradeço de antemão qualquer opinião!
Tatiani Andrade

Usuário Ativo

profissãoContador(a)
mensagens146
pontos1.143
membro desde13/10/2015
cidadeVila Velha - ES
Postada:Sexta-Feira, 10 de fevereiro de 2017 às 07:53:00
Bom dia Lyniker de Lima Santos ,

Pelo que entendi sua dúvida seria sobre o aproveitamento de crédito na compra de produtos alíquota 0, bom se assim for, a lei da não cumulatividade é clara :
Lei 10.833/200, dispõe: