x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 471

Contabilização na Construção Civil - Empréstimos

Joao Pedro Bonifacio

Joao Pedro Bonifacio

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 08:54

Bom dia a todos.

Tenho um cliente que é uma construtora de imóveis.

No ano passado ele recebeu um aporte de capital de terceiros e neste os investidores deverão receber a devolução do dinheiro em Unidades Imobiliárias.

Minha pergunta é: tais aportes podem ser considerados empréstimos de terceiros e o pagamento poderá ser em Unidade Imobiliária, ou isso caracterizaria uma venda?

Caso possa ser caracterizado como o pagamento de empréstimo, posso fazer o seguinte lançamento na transmissão da propriedade:

D = Principal
D= Juros
C= Estoque de Unidades Prontas para Venda

Nesta mesma empresa um dos sócios irá se retirar da sociedade e receberá 3 apartamentos e um terreno, porém o capital social da empresa não chega ao valor dessas unidades imobiliárias. Minha Pergunta: está correta a transferência dessas unidades imobiliárias na forma de distribuição de lucros para o pessoa física antes da retirada do sócio ou fazer o levantamento do balanço na data da retirada e distribuir o lucro nessa data?

Obrigado pela atenção

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.