x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 36.893

Empresa Inativa - Como saber?

Emmanuel Silva

Emmanuel Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 14:53

Boa tarde, pessoal.

Meus pais possuem uma empresa com o final denominado "COMERCIAL LTDA - ME" e data de abertuda em 20/11/1996. De acordo com a consulta do CNPJ, a situação cadastral está como ATIVA e a data da situação cadastral como 03/11/2005. A empresa encerrou suas atividades por volta de 1998 ou foi 1999, porém meus pais falaram que ficou dívida de INSS e na época, não tinham condições de pagar o referido débito. Desde então, foi-se feito a RAIS Negativa, até hoje, e a DSPJ Inativa até o ano 2014/2013. De acordo com pesquisa feita no site do SIMPLES, a empresa nunca fez parte do SIMPLES NACIONAL.

Gostaria de saber se a empresa está realmente INATIVA, essa informação deveria constar na consulta do CNPJ feita no site da RFB? E também se possuem outras obrigações acessórias para serem feitas, pois vou tentar dar baixa na empresa e quero deixar ela toda correta novamente para a baixa.

Desde já, agradeço antecipadamente.

João Senna

João Senna

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 15:40

Emmanuel Silva

conforme você mesmo mencionou a empresa está Ativa segundo diz o CNPJ.

Primeiro seria bom Você ir na Receita Federal para saber deles sobre as Pendências, visto que a empresa não possui Certificado Digital. também seria bom ir na Junta Comercial do seu Estado e verificar se ela não está cancelada na Junta devido o ARTIGO 60 DA LEI 8934/94, Empresas que não procedeu a qualquer arquivamento, nos últimos 10 anos, Uma vez considerada inativa, a Empresa terá o seu registro cancelado e perderá a proteção de seu nome empresarial.

veja se com essas informações posso ajuda-lo de alguma forma.

abraço!

João Carlos Diogo
Trilha Assessoria Contábil
https://www.trilhacontabilidade.com.br
[email protected]


Emmanuel Silva

Emmanuel Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 16:29

Olá, João.

Obrigado por responder. Então, liguei na Junta Comercial do Ceará e a pessoa informou que a empresa está ATIVA na Junta Comercial. Nesse caso, a empresa vai ter muitas multas e juros por conta das obrigações acessórias que não foram entregues até o momento, além das já mencionadas?

Outro fato interessante é que quando tentei tirar o CRF da empresa, quando coloquei o CNPJ apareceu o nome de outra empresa. Até repeti o processo para ver se não havia errado, mas o CNPJ está com o nome de outra empresa. É possível isso acontecer?

ANA LUCIA NANNI DA SILVA BATALHA

Ana Lucia Nanni da Silva Batalha

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 15:26

Boa Tarde!

Gostaria de um auxílio.

Tenho um cliente que trouxe a documentação de abertura de sua empresa, porém fisicamente ele fechou e não movimenta há mais de 5 anos. Da empresa somente tenho o CNPJ e os dados do proprietário. Segundo informação dele desde que fechou fisicamente não foi informado nada para Receita Federal e outras obrigações.
Tentei consultar no Simples Nacional e aparece uma mensagem que não é cadastrado no Simples.
Ele quer voltar a utilizar este CNPJ. Para que seja feito isso tenho que fazer o levantamento da situação em que se encontra a empresa, em relação a pendências. Preciso saber como faço este levantamento.

Desde já Agradeço!

João Senna

João Senna

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 15:52

Ana Lucia Boa Tarde.

o CNPJ esta ativo, veja com seu Cliente se a Empresa possui Certificado Digital(Pelo tempo que ficou parado, creio que não), ou faça uma Procuração dando lhe poder para fazer esses levantamentos na Receita, e no Município, caso seja uma empresa de Comércio também analise as pendências Estadual.

abraços

João Carlos Diogo
Trilha Assessoria Contábil
https://www.trilhacontabilidade.com.br
[email protected]


Jéssica

Jéssica

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 13:50

Boa tarde.
Tenho um cliente que trouxe a documentação de sua empresa pra eu regularizar. É uma micro empresa (Individual). A empresa consta na receita federal como ativa, porém, ela foi aberta em 18/10/2012 e desde então nunca houve movimentação e também não possui certificado digital. A empresa não é simples nacional. De acordo com o relatório que o meu cliente solicitou na receita federal, consta ausência de declaração: DISP/DSPJ (Exercício 2012 a 2014), DCTF (Apuração: Novembro de 2012 a Julho 2017). Ausência de GFIP (Dezembro de 2011 a Julho de 2017). Ele nunca pagou nada referente a empresa, e agora ele precisar regularizar pra começar a movimentar a mesma. Estou com dúvidas de como proceder nesse caso. Quais as declarações fazer, a de inativa ou não? Alguém por favor, consegue me ajudar.

Obrigada!

Nara Chiaradia

Nara Chiaradia

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2017 | 15:49

Boa tarde,

Uma empresa no escritório onde trabalho não tem movimento algum há uns dois anos, porém o dono da empresa paga um parcelamento referente débitos de anos anteriores. A empresa ainda sim pode ser considerada inativa?

OBS: o parcelamento é pago pela conta PF do sócio.

denilzo

Denilzo

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 6 anos Segunda-Feira | 26 março 2018 | 10:59

bom dia tenho uma firma aberta em 2003 porem nunca foi pago nada de encargos
consultei na receita nao tem debitos esta ativa estou precisando trabalhar com cnpj agora
o que devo fazer ?alguem sabe me dizer quanto vai custar pagar os encargos
ela nao tem debito nemhum

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.