x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 360

Documentos para IRPF

Joyter César

Joyter César

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 08:37

Bom dia prezados,

Tenho um cliente que é Produtor Rural Pessoa Física. Ele trouxe pra mim a documentação para o IRPF deste ano. Entretanto ele não tinha todas as notas fiscais de compra de insumos e defensivos, então a empresa que vende pra ele emitiu uma relação de NF's emitidas para o CPF dele. O relatório contem data, numero da nota, cfop e valor. Para efeitos de fiscalização e considerando que as notas são eletrônicas, posso me basear nesta relação?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 08:51

Joyter César,

Essa relação serviria como aliada na checagem dos documentos escriturados, porém sem efeito legal.

Devemos tomar bastante cuidado tendo em vista que Produtor Rural têm seus recebimentos e pagamentos escriturados pelo Regime de Caixa e notoriamente sabemos que especialmente os defensivos e sementes são compras a prazo, o que se faz necessário, além das notas/arquivo XML, quitação das duplicatas, que anexada ao DANFE, lhe servirão de base para escrituração do Livro Caixa.

Att,



Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.