x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 4.503

Prestador de Serviços para o Exterior e INSS

Halisson Bruno

Halisson Bruno

Iniciante DIVISÃO 3, Desenvolvedor
há 7 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 10:02

Bom dia,

Trabalho como prestador de serviços de tecnologia para o exterior e estou com algumas dúvidas para saber o meu enquadramento com a Contribuição para a Previdência Social.

Meu contrato de prestação de serviços é o que utilizo para comprovar, no banco onde recebo, a origem da minha renda oriunda do exterior. A empresa para a qual trabalho não tem sede no Brasil, e portanto o único contrato que tenho com a mesma não tem nenhum vínculo com o Brasil.

Dessa forma, acredito que isso não caracterize o vínculo empregatício, mas não sei exatamente como isso me enquadraria para contribuir com o INSS.

Liguei várias vezes na própria Previdência (135) e todas as vezes me deram respostas completamente diferentes... Por isso gostaria da ajuda de vocês.

Então minhas dúvidas são:

* Tenho obrigação de contribuir com o INSS ou no meu caso é opcional?
* Caso eu tenha obrigação de contribuir, qual o valor que deve ser repassado ?
* Sendo enquadrado como contribuinte individual, posso optar pelo plano simplificado e pagar somente os 11% do salário mínimo? Meu salário é superior ao teto de contribuição.


Desde já agradeço!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 14:04

Halisson, boa tarde.
Se você trabalha no exterior, precisa verificar junto com o consulado se esse tem tratado junto com a previdencia social brasileira, exemplo
quem trabalha no Japão possui esse tratado.

Agora se você presta serviço e não é registrado, então se enquadra como autônomo, recolhendo 20% limitado ao teto (tabela inss) sobre seu rendimento mensal(faturamento).