x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 22

acessos 4.486

SIOPE - Educação 2016

TATIANI ANDRADE

Tatiani Andrade

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 10:31

Bom dia colegas,

Alguém já conseguiu validar o programa do siope 2016?

Estou com um problema em que creio que o próprio sistema do siope esteja com problema, pois não está somando os valores corretos no quadro de informações complementares. Já solicitei o desbloqueio da linha mas mesmo assim o erro persiste na hora de salvar, os valores alterados não ficam.

Alguém está com o mesmo problema, ou teve e ja solucionou?

Att

Tatiani Andrade
Contadora
Es/Brasil
Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2017 | 09:31

Tatiani Andrade,

Espero que já tenha conseguido resolver o problema. Se não, qual é exatamente o problema? quais linhas ele está somando errado?

Para mim, no SIOPE 2015 também aconteceu de o sistema somar errado resultando na diferença de R$ 0,01. Após vários chamados infrutíferos, me orientaram a deixar essa diferença e "consertá-la" em 2016.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
TATIANI ANDRADE

Tatiani Andrade

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 11:11

Bom dia Everton,

Resolvi sim o problema após vários chamados, eles conseguiram entender a questão e resolver o problema para a então validação.



Mas aproveitando o tópico, você está por dentro sobre o novo SIOPE bimestral?
...não consigo encontrar nenhum material ou instrução sobre os prazos e os downloads dos programas validadores, estou até meio preocupada, pois como o Siops é bimestral, o prazo deste primeiro bimestre do ano é agora em março, mas e quanto ao SIOPE?


Att

Tatiani Andrade
Contadora
Es/Brasil
Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 11:30

que eu saiba ainda não saiu a versão para o primeiro bimestre de 2017.

o prazo de envio é 30 do m~es seguinte ao encerramento do bimestre
mesmo prazo do siops

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
charles nacur

Charles Nacur

Bronze DIVISÃO 2, Controlador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 8 março 2017 | 11:50

O mais engraçado e que todo o sistema do SIOPE E SIOPS, se encontram com atraso, como sera possível enviar informações se nem disponibilizaram ainda os programas!!

Flávio

Flávio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 28 abril 2017 | 09:37

Bom dia,

COMUNICADO:

Senhores(as) Secretários(as) de Educação dos Estados, Distrito Federal e Municípios
O prazo para a transmissão dos dados relativos ao 1º Bimestre/2017 é 30 de março/2017. Entretanto, fica esse prazo prorrogado para 30 de abril de 2017, excepcionalmente, visto que é condição indispensável que os dados relativos ao exercício 2016 já tenham sido transmitidos ao SIOPE.
Os saldos de Restos a Pagar, do controle financeiro do FUNDEB e do Salário-Educação estão atualizados para as transmissões dos dados de 2016 realizadas até o dia 27.04.2017, até as 15h.
Caso o ente federado efetue a transmissão dos dados de 2016 após as 15h do dia 27.04.2017, é necessário aguardar 24h.
Após este intervalo, execute o aplicativo do SIOPE 2017, efetue uma cópia de segurança dos seus dados e em seguida acesse no menu “Arquivo” a opção “Atualizar dados” e em seguida clique em “Dados do SIOPE”.
Execute novamente o aplicativo SIOPE 2017 e verifique na planilha de informações complementares (linhas 4.1.1, 4.1.2, 11, 16.1 e 16.5.1) se os saldos estão atualizados.
O ente federado só deve transmitir os dados de 2017 se estes saldos estiverem atualizados.
ATENÇÃO: A partir da versão 17.0.0.5 os dados de remuneração da planilha "Remuneração dos profissionais da educação" devem ser lançados SEM as OBRIGAÇÕES PATRONAIS.

Adriana de Oliveira Lopes

Adriana de Oliveira Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Chefe Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 3 maio 2017 | 14:07

Boa tarde!
Caros colegas, gostaria de saber se alguém conseguiu finalizar e enviar os SIOPE 2017 1º Bimestre ?
Não estou conseguindo finalizá-lo, estou com duas críticas, a saber:

900.2 O total das Despesas LIQUIDADAS com Pessoal e Encargos Sociais - Profissionais do Magistério com recursos do FUNDEB, conta 3.31.00.00.00.00-Exceto inativos e OBRIGAÇÕES PATRONAIS, está menor que o total lançado na coluna "com parcela mínima de 60% do FUNDEB (a)" da planilha Remuneração do Profissional de Educação.

900.4 O total das Despesas LIQUIDADAS com Pessoal e Encargos Sociais - Profissionais do Magistério com recursos do FUNDEB, conta 3.31.00.00.00.00-Exceto inativos e OBRIGAÇÕES PATRONAIS, está menor que o total lançado na coluna "com parcela mínima de 40% do FUNDEB (a)" da planilha Remuneração do Profissional de Educação.

Não sei como proceder para resolvê-las, pois na Planilha Remuneração do Profissional da Educação lancei o salário Bruto, como se pede.

Se alguém tiver alguma ideia a respeito destas críticas, agradeço.

Att,
Adriana

Adriana O. Lopes
Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 3 maio 2017 | 14:48

Não há outra solução que não adaptar uma das planilhas (despesas com FUNDEB ou a da remuneração) para compatibilizar os valores.

Na planilha de despesas com FUNDEB, o total das despesas de pessoal e encargos - profissionais do magistério precisa ser igual ao valor total da coluna de 60% do FUNDEB da planilha de remuneração.

Já a coluna de 40% do FUNDEB precisa ser igual ao valor total das despesas liquidadas de pessoal e encargos - outros profissionais.

O que pode estar acontecendo é que você pagou encargos patronais com FUNDEB e não somou isso na planilha de remuneração.

Nas instruções daquela planilha, consta que na remuneração também se considera o encargo patronal incidente.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Fabiano Brixner

Fabiano Brixner

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 12 maio 2017 | 09:56

Caros:

900.2 O total das Despesas LIQUIDADAS com Pessoal e Encargos Sociais - Profissionais do Magistério com recursos do FUNDEB, conta 3.31.00.00.00.00-Exceto inativos e OBRIGAÇÕES PATRONAIS, está menor que o total lançado na coluna "com parcela mínima de 60% do FUNDEB (a)" da planilha Remuneração do Profissional de Educação.

900.4 O total das Despesas LIQUIDADAS com Pessoal e Encargos Sociais - Profissionais do Magistério com recursos do FUNDEB, conta 3.31.00.00.00.00-Exceto inativos e OBRIGAÇÕES PATRONAIS, está menor que o total lançado na coluna "com parcela mínima de 40% do FUNDEB (a)" da planilha Remuneração do Profissional de Educação.

Mas cita "está a menor", logo, se expurgadas as OBRIGAÇÕES PATRONAIS: 3.31.90.13.00.00 (que compõem valor da 3.31.00.00.00, a planilha das remunerações ficaria a maior mesmo, visto que estamos analisando a 3.31.00.00.00.00.

Então não teríamos os ENCARGOS PATRONAIS somados a planilha de remunerações?

Gostaria de saber se alguém teve ou não este erro, e como o solucionou?

Abraço a todos.


Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 12 maio 2017 | 10:07

Exatamente isso. Segundo as orientações que constam no próprio SIOPE, na planilha de remunerações, os encargos patronais devem ser somados à remuneração.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Fabiano Brixner

Fabiano Brixner

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 12 maio 2017 | 10:15

Aviso que consta no portal do FNDE:

ATENÇÃO: A partir da versão 17.0.0.5 os dados de remuneração da planilha "Remuneração dos profissionais da educação" devem ser lançados SEM as OBRIGAÇÕES PATRONAIS.

Abraço

Fabiano Brixner

Fabiano Brixner

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 12 maio 2017 | 14:32

Colegas!

Realmente, expurgadas os encargos sociais da planilha de remuneração dos trabalhadores, os erros somem.

Estive olhando as estatísticas de 2017 1º bimestre:
Declarações transmitidas (X) - 200
Não entregaram a declaração (Em branco) - 297
Só no RS, engraçado,

Abraço a todos!

TATIANI ANDRADE

Tatiani Andrade

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 16 maio 2017 | 13:26

Boa tarde colegas,

Sobre o Novo SIOPE bimestral 2017, alguém conseguiu transmitir os valores com os saldos corretos em relatório?
Pois ainda não transmiti os dados da prefeitura pelo fato de o Anexo 8 gerado pelo programa validador do SIOPE 2017 estar somando campos errados nos valores calculados para fins de limite, elevando muito a nosso percentual de aplicação, o que não acho correto enviar assim.
Depois de analisar bem, constei que o Programa do SIOPE Bimestral esta considerando valores para fins de limite o empenhado no bimestre, o que não seria correto pois temos os empenhos globais para todo ano logo empenhados em janeiro (o que conforme procedimentos do nosso tribunal de Contas, utilizamos o valor liquidado no bimestre para fins de limite).
Alguém já analisou este problema e recebeu alguma instrução à respeito... se deveremos transmitir os dados assim mesmo? porque desde o final do mês passado, abri um questionamento no fale conosco do SIOPE e até agora não tive nenhuma resposta.

ATT

Tatiani Andrade
Contadora
Es/Brasil
Carla

Carla

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 29 maio 2017 | 00:18

Oi, estou no mesmo impasse, pois a soma dos valores calculados para fins de limite está além do aplicado.
Abri um questionamento no fale conosco dia 24/04 e me responderam semana passada, porém nada do que eu precisava. Tentei por várias vezes ligar lá, mas sem sucesso. Aí no 0800 me informaram que o sistema responde por si só... rs e continuo na espera. Abri outro questionamento dia 25/05, assim que tiver resposta, aviso aqui.

samanta cristina da silva

Samanta Cristina da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 31 maio 2017 | 15:33

Referente a remunerações, o valor deve estar igual ao inserido na 3.1.90.11, pois o sistema deduz o valor da 3.1.90.13 do valor total do 3.31..., deixe lançado o valor da tabela de remuneração igual ao valor da 3.1.90.11 e o valor patronal na 3.1.90.13, ao menos no meu caso deu certo assim.

JOSIMAR MARAFIGO LIMA

Josimar Marafigo Lima

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 12 junho 2017 | 15:44

Ola boa Tarde eu Envie com a soma de percentual errado mesmo no 1º Bimestre, devido que não me responderam em chamado, agora estou tentando enviar o 2º Bimestre e não estou conseguindo devido que esta pedindo parra atualizar o sistema porém não estou conseguindo, esses programas do governo federal tá difícil....

MARIO RODRIGO RICARDO DE OLIVEIRA

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 11 setembro 2017 | 11:51

para o 2º bimestre estamos com o mesmo problema, ele pede atualização dos dados, já que a versão é a ultima utilizada e a data mais atual possível, temos que ir pelo atualizador dentro do SIOPE, aí ele dá uma mensagem dizendo que não consegue ler dentro da pasta metadados, e uma outra mensagem ainda diz que não consegue abrir o arquivo com extensão *.czip, baixamos um programa que faz a leitura do czip, mas não adiantou, com certeza é uma leitura interna do SIOPE, enviamos um protocolo no FALE CONOSCO e estamos no aguardo, mas se alguém achou alguma solução e puder compartilhar, agradeço.


Por favor, o moderador pode excluir essa mensagem, criei um tópico atualizado para 2017. Grato.

JOSE MARCIO BOEIRA DE SOUZA

Jose Marcio Boeira de Souza

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 12 setembro 2017 | 08:57

Bom dia aos Caríssimos Colegas!!!

Lendo os questionamentos dos colegas, vi que o problema também não ocorre comigo, e também resolvi depois de muito custo. Infelizmente se a gente espera por um posicionamento do FNDE/SIOPE...FICAMOS DE MÃOS ATADAS (A FIM DE NÃO FAZER NADA ERRADO) E NÃO ENVIADOS....EXPLICAÇÃO PLAUSÍVEL DA DIFERENÇA DE ENVIOS DE DECLARAÇÕES NO RS. Mas também sou novo em contabilidade pública e não domino por completo a situação.

Algum dos senhores poderia me explicar a fórmula do cálculo:
Mínimo de 60% remuneração dos professores (Quais grupamentos constituem o Mínimo de 60%)...devem ser contas de folha de pagamento (óbvio), mas quais fichas entram no cálculo e quais contas.
Máximo de 40% em gastos MDE (parece mais amplo, pois também entra FUNDEB) e sim contas de mantença da estrutura educacional (Móveis e Utensílios, Material de Expediente, entre outros).

Se puderem me indicar a equação de uma das circunstancias, ou de ambas em conjunto (fico agradecido), pois estou a fim de montar uma planilha auxiliar no excel, com intuito de facilitar o trabalho e inclusive conferir o que está sendo feito (se puder importar para as planilhas, melhor ainda).

Pois, infelizmente não POSSUÍMOS subsídio à contento dos órgãos cuja exigibilidade é imposta, mas DEVEMOS ter as prestações em contas, em dia, coisas do país do CONTRADITÓRIO.

att:
José Márcio Boeira de Souza

MARIO RODRIGO RICARDO DE OLIVEIRA

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 12 setembro 2017 | 10:09

Bom dia, José Márcio, aqui na Bahia o TCM nos concedeu uma fórmula de cálculo para os 25% geral em Educação e dos 60% FUNDEB, montei uma planilha para facilitar, vou passar abaixo de forma simples, mas acredito de bom entendimento, irei colocar valores fictícios, mas o cálculo sairá correto:

Base de Cálculo Aplicação (Art. 212 da CFB) Receitas Próprias Acumuladas R$ 7.000.000,00

Parte Receita
25% da Receita (base de Cálculo) R$ 1.750.000,00
25% da Receita extra que irá se tornar orçamentária(impostos) (nossa autoria) R$ 50.000,00
Receita total do FUNDEB + Rendimentos do mesmo R$ 3.000.000,00
- Dedução do FUNDEB R$ (1.200.000,00)
Valor a ser aplicado em MDE (25%) R$ 3.600.000,00

Parte Despesa
Despesa com MDE (só os recursos próprios dos 25%) R$ 700.000,00
Restos a pagar MDE (quando houver) R$ 30.000,00
Despesa com o FUNDEB (60% + 40%) R$ 2.900.000,00
Restos a pagar FUNDEB (quando houver) R$ 100.000,00
Possíveis Glosas R$ (50.000,00)
Valor Aplicado em MDE (25% TOTAL) R$ 3.680.000,00

PERCENTUAL APLICADO (Total Despesa X 25 / Total Receita) 25,55%


Para calcular os 60% do FUNDEB

Total da Receita do FUNDEB + rendimentos de aplicação R$ 3.500.000,00

Pessoal dos 60% + previdência R$ 2.300.000,00
Restos a pagar FUNDEB 60% (quando houver) R$ 200.000,00
Possíveis Glosas R$ (100.000,00)
TOTAL DA DESPESA R$ 2.400.000,00

PERCENTUAL APLICADO (Despesa X 100 / receita) 68,57%


Espero ter colaborado, pelo menos terá uma noção dos cálculos, não sei se aí utiliza-se do mesmo padrão
sobre os gastos dos 60%, 40% ou MDE, sempre conforme as legislações, as cartilhas do FUNDEB ajuda também.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.