x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 7.347

Contabilizando Conta Bancária no Exterior

Rayanne B. Fagundes

Rayanne B. Fagundes

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 12:17

Boa tarde, Pessoas!

Aqui no escritório, temos uma empresa exportadora de Mármores e Granitos com regime tributário no Lucro Presumido.

No início deste ano, o dono resolveu abrir uma conta bancária no exterior para começar a receber diretamente nela.
Todo o faturamento que entrar nessa conta, não será enviado ao Brasil, ficará no exterior.

Minha dúvida é sobre a forma de contabilização.

1° - No Balanço da empresa, essa conta deverá constar os valores em dólares? (uma vez que esse dinheiro não virá para o Brasil, ficará nos Estados Unidos)

2° - Poderei incluir essa nova conta juntamente aos Bancos/Conta movimento onde classifico as contas Brasileiras, ou deverei criar um subgrupo no plano de contas para Bancos/Conta movimento no Exterior?

Desde já, agradeço a atenção de todos!

Att. Rayanne Barcelos Fagundes

HELIO DA SILVA PONTES

Helio da Silva Pontes

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 13:02

Rayanne boa tarde,

Entendo que o tratamento deve ser o mesmo dado à caixa em moeda estrangeira...

Voce deve controlar o saldo em moeda estrangeira e apurar a variação cambial da mesma para refletir seu saldo em Reais...

Sds,

HÉLIO PONTES
HSP SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Assessoria Administrativa, Financeira, Contábil, Fiscal e Societária
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/helio-pontes-67461021
Rayanne B. Fagundes

Rayanne B. Fagundes

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 15:23

Helio, boa tarde.

Agradeço sua resposta.

Então, no Balanço, o saldo da minha conta deverá constar em reais, mesmo que a movimentação não aconteça no Brasil, mesmo que não haja transação alguma dentro do nosso país?

Faço meu controle em dólares, e no final do mês eu converto para a nossa moeda, para que o saldo da conta fique de acordo com o Real?

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 7 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2017 | 19:17

oi, boa noite a todos! gostei deste tópico, pois ele levanta questões contábeis e fiscais bem peculiares:

> como esse numerário (teoricamente) não vai vir para o brasil, como deve-se constar nos registros contábeis/fiscais e, por conseguinte, nos relatórios financeiros (balanço patrimonial, demonstração do fluxo de caixa, demonstração do resultado do exercício) o ingresso dessas receitas auferidas no exterior? a empresa deverá pagar impostos somente ao governo norte-americano, ou também deverá ser pago pelas regras da receita federal do brasil?



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.