x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 673

IRPF e Carnê-leão

Renato Krouss

Renato Krouss

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 15:44

Boa tarde,
Estou com uma duvida em relacao a seguinte situacao: tenho dois imoveis no qual o valor liquido recebido por mim atraves de alugueis e de R$3000, ou seja, pela tabela IRPF, pago uma aliquota de 15% atraves do carne leao. Porem, recentemente, comecei a receber um salario no qual incide a aliquota de 27,5% de imposto retido na fonte.

Minha duvida: a partir de agora terei que somar o valor recebido pelos imoveis com o do salario e consequentemente pagar uma aliquota de 27,5% em cima dos imoveis tambem?
Se sim, eu pago o DARF do carne leao com 15% de imposto e no ajuste anual pago a diferenca, ou ja pago os 27,5% no DARF?

Sou novo aqui e ja adianto um pedido de desculpas pela falta de acentuacao (teclado quebrado) e caso este assunto nao e a finalidade do forum.

Muito obrigado.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 18:24

Prezado Renato, voce podera, fazer os calculos em cima de 27.5, voce estara antecipando o imposto pra nao levar para o final um valor alto a pagar. Mas podera continuar com os 15 %, pois nao estara errado tambem, pois os 27.5 ja estao sendo descontados na fonte pagadora. Nao tenho maiores detalhes de sua situaçao, mas uma boa opçao se possivel fosse era voce criar uma empresa, na qual voce colocaria os imoveis e se fosse possivel o salario e emitisse NFs., com essa manobra voce teria um ganho tributario, mas e nescessario avaliar os gastos etc.., para saber a relaçao custo/beneficio. Se voce ainda for jovem podera, faze-lo, porem se ja passou dos 60 nao aconselho, rsrsrs. Da trabalho e esquenta a resistencia, mas economiza em termos tributarios em torno de 11,43 %. So um profissional qualificado poderia fazer essa avaliaçao, e indicar qual a melhor opçao.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.