x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 3.159

Empregados domésticos situação afastado.

EMERSON FERREIRA LEITE

Emerson Ferreira Leite

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 16:02

Alguém , sabe informar como resolver uma questão no esocial domestico. onde a situação da empregada esta afastada , ao consultar afastamento temporário não ha histórico desse afastamento. Devido esta situação não consigo cadastrar ferias da colaboradora . Ja fui a Receita Federal, MTE , encaminhei email fale conosco e nada . a mensagens de erro e a seguinte:

"Trabalhador afastado não poderá receber este tipo de evento.É necessário que o trabalhador esteja, na data do afastamento, em atividade. Ações Sugeridas: - Verificar se o trabalhador encontra-se ativo para a data constante no evento. - Verificar se a data do afastamento está correta.
Não foi possível registrar o evento atual pois existe(m) evento(s) cadastrado(s) com data de ocorrência posterior para esse trabalhador. Para que seja possível esse registro, executar os seguintes passos: a) Excluir todos os eventos ocorridos com data posterior ao evento que se pretende informar; b) Fazer o registro do evento conforme pretendido; c) Informar novamente em ordem cronológica os eventos excluídos, se continuarem válidos. Consultar o Manual para obter orientações sobre consulta e exclusão de eventos."

o pior e que não ha eventos de afastamento nem de ferias ou auxilio maternidade .

já não sei o que fazer , o pessoal do esocial nem ai.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 28 julho 2017 | 15:08

Boa tarde Solange.

Alguns clientes do escritório onde trabalho já tiveram este problema. Provavelmente foi por causa de férias gozadas antes do mês de Maio/2016, quando ainda era necessário entrar no sistema e informar o retorno das férias. Para resolver, você terá que entrar na tela de movimentações trabalhistas, e localizar o lançamento das últimas férias, onde apenas vai estra cadastrado “Férias – Início”. Você terá que excluir todas as alterações cadastrais (alteração de salário, horário de trabalho, etc) feitas após estas férias. Após, você terá que reabrir a folha de pagamento da competência cujas férias estão travadas, retornar à tela de movimentações, excluir o período de férias, e lança-lo novamente. Em seguida você fecha novamente a folha daquele mês, e volta a lançar as alterações cadastrais que você teve que excluir. Feito isso, você conseguirá lançar as novas férias que precisa.

Talvez seja necessário também abrir a folha de pagamento dos meses onde houve alteração contratual, aí depende de cada caso. O procedimento seria o mesmo descrito acima.

EMERSON FERREIRA LEITE

Emerson Ferreira Leite

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2018 | 16:49

Prezados, o pior ainda estava por vir kkk. A colaboradora saiu da condição de afastada e agora situação de ferias . A instrução do fale conosco esocial é excluir todos os evento da colaboradora e lançar novamente. segundo eles cada alteração ex. reajuste salarial e um evento e isso impacta na situação do colaborador(a).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.