x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 513

Dúvida em Cálculo de Imposto para Divórcio - Partilha de um

Wesley Alves

Wesley Alves

Iniciante DIVISÃO 1, Sócio(a) Administrativo Financeiro
há 7 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 20:30

Boa Noite Amigos,

Estou com uma dúvida em uma questão que apareceu pra mim essa semana. Me desculpem se for uma dúvida corriqueira, mas tenho um escritório contábil com pouco tempo de aberto e ainda não peguei nada do tipo.

O que ocorre é que esta semana fomos procurados por uma advogada. Seus clientes estão em processo de divórcio e entre a partilha dos bens, consta um imóvel que encontra-se em situação de financiamento pelo banco. A solicitação da advogada era que fosse feito os cálculos das parcelas que já foram pagas desde o momento da aquisição, até o ato do divórcio. Pois bem, esses cálculos devem ser feitos reajustados, para que se tenha o valor final atualizado e assim seja feita a divisão por igual do valor para cada uma das partes. Uma das partes, no caso o Marido, ficará ainda com o imóvel e dará continuidade ao pagamento das parcelas restantes.

Bom Amigos, já procurei nas páginas do Fórum e não encontrei nada relacionado a isso.
Gostaria de saber qual a base desses calculos, se usa ITBI ou ITCMD, ou algum outro imposto? Realmente não tenho conhecimento pois nunca fiz esse serviço antes.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.