x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 302.550

ESTORNO DE DEVOLUÇÃO , qual CFOP?

Bruno Biana

Bruno Biana

Prata DIVISÃO 2
há 7 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2017 | 17:04

Boa tarde Alysson Ruan, Franciele, emita NFE de entrada no CFOP 1202-dev de vendas, tendo em vista que essa dev.de vendas tem que abater do pis e cofins e recuperar o icms que foi debitado pela saída.

Obs: na emissão da NFE e entrada mencionar em dados adicionais: NFE de entrada emitida nos termos do art 453 do ricms/2000,motivo da recusa:

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
Abraham Lincoln
Ivanildo J. Lacerda

Ivanildo J. Lacerda

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 6 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 14:07

Olá Pessoal, bom dia,

Aproveitando o Embalo de dúvidas do Allyson, também tenho umas dúvidas e estou escrevendo aqui pelo fato do nosso problema ser semelhante.

Porém, a Empresa a qual tenho problemas é do Simples Nacional e o CFOP que utilizei para realizar a operação de Devolução de Compra foi o 5102.

O destinatário recebeu o produto juntamente com a Nota Fiscal que fiz utilizando o CFOP 5102 e o mesmo informou que o valor estaria errado, perdi o prazo de cancelamento da NFe e então eu fiz logo uma nova nota fiscal com valor correto para ele. Agora devo realizar uma Nota Fiscal de Operação de Reversão a Esta Operação de Devolução de Compra que fiz com o CFOP 5102, por possuir 2 Notas de Devoluções de Compra com o CFOP 5102.

Logo, agora tenho que anular uma das operações que realizei.

Então as perguntas para meus caros colegas são:

1) Qual CFOP devo utilizar reverter uma das Notas Que Fiz com o CFOP 5102 ?

2) Serei Tributado com isso? se sim, por quem?

3) Terei Direito a Estorno, ou o Simples Nacional faz tudo atuaomatizado?

Luiz Anselmo Hillesheim

Luiz Anselmo Hillesheim

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 20:23

Boa noite Ivanildo

Primeiramente, para nota de devolução de compra você deveria ter utilizado o CFOP 5202 (Devolução de Compras para comercialização)... Utilizando o CFOP 5.102 (Venda de Mercadoria adquirida ou recebida de terceiros) você estará tributando no Simples Nacional e, consequentemente, pagando imposto indevidamente.

Quanto a suas perguntas:

1) Qual CFOP devo utilizar reverter uma das Notas Que Fiz com o CFOP 5102 ? Utilize o CFOP 1.202 (Devolução de Vendas para comercialização)

2) Serei Tributado com isso? se sim, por quem? Não será tributado, a utilização deste CFOP reverterá a tributação ocorrida com o CFOP 5.102

3) Terei Direito a Estorno, ou o Simples Nacional faz tudo automatizado? O valor referente a nota emitida com CFOP 1.202 deverá ser abatido das vendas do mês no cálculo do Simples Nacional... portanto, reduzindo o valor do imposto do mês... você deverá verificar e, sendo necessário, configurar seu sistema para fazer isto automaticamente.

"Que Nossa Senhora nos obtenha o amor à cruz, aos sofrimentos e às dores." (Padre Pio)
Ivanildo J. Lacerda

Ivanildo J. Lacerda

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 6 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2017 | 20:52

Muito obrigado pela assistência Sr. Luiz Anselmo Hillesheim, agradeço mesmo...

Mas depois eu fui ler com calma o que escrevi, está correto as dúvidas, porém, eu Verifiquei que eu me confundi ao informar qual CFOP utilizei.

Vamos la só para recapitular a situação...

a Nfe que devo fazer é uma "Devolução de Compra de um produto, o qual o Fornecedor é de fora do meu estado".

Portanto, Emiti a NFe com CFOP 6202:

CFOP 6202 - Devolução de compra para comercialização
Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para comercialização”.

Então o Fornecedor recebeu esta NFe que fiz com o CFOP 6202 e falou que não queria uma NFe com aquele CFOP e sim com o CFOP 6949
Enfim...fiz novamente a NFe com o CFOP que eles quis (6949), agora eu necessito estornar a NFe que realizei com o CFOP 6202 .

Desejo realizar a anulação dos efeitos da NFe que fiz com o CFOP 6202, ou seja, uma inversa a esta.
Andei pesquisando sobre os CFOP's corretos, a lógica nos diz que o inverso do "Estorno de Compra" a meu entender seria a "Compra"

ou seja,

1) Teria que realizar uma Nfe utilizando o CFOP 2102 para ser contrária ao 6202 ?

2102 - Compra para comercialização
Compra de produtos, de fornecedor de outro estado, sem substituição tributária

EVERSON

Everson

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 5 anos Quarta-Feira | 4 abril 2018 | 17:33

Boa tarde

Um cliente emitiu uma Nota de devolução cfop 5411, mas ele acabou ficando com as mercadorias e esqueceu de cancelar essa Nota.
Nesse caso ele teria que fazer uma nota fiscal de estorno certo? Já que o prazo para cancelamento acabou.

Teria que seguir esse passo a passo?

a) Finalidade de emissão da NF-e (campo FinNFe) = "3 - NF-e de ajuste";

b) Descrição da Natureza da Operação (campo natOp) = "999 - Estorno de NF-e não cancelada no prazo legal";

c) Referenciar a chave de acesso da NF-e que está sendo estornada (campo refNFe);

d) Dados de produtos/serviços e valores equivalentes aos da NF-e estornada;

e) Códigos de CFOP inversos aos constantes na NF-e estornada;

f) Informar a justificativa do estorno nas Informações Adicionais de Interesse do Fisco (campo infAdFisco)


Esse CFOP Inverso seria o 1411?

Estou meio perdido, se alguém puder ajudar!

Marcos Carvalho Batista

Marcos Carvalho Batista

Iniciante DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 5 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2018 | 14:56

Boa tarde,

Estou com uma dúvida em fazer uma nota de Estorno.

A vendedora da loja gerou uma nota pro CNPJ da própria loja, e ainda usou o CFOP 5.949 com a Natureza de Venda de Mercadorias.

Tenho que gerar uma nota de estorno pro próprio CNPJ da loja com o CFOP 1.949 referenciando a Nota errada correto?

Att.

Marcos

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2018 | 15:41

Boa tarde!
Everson
Como está fazendo uma devolução da devolução, entendo que deva usar o cfop 1949 para anular a primeira, pois o cfop 1411 seria para nota de devolução da venda, que no seu caso já não é a nota de venda que esta sendo devolvida e sim a nota de devolução.

Marcos Carvalho Batista
Sim, se não há mas tempo para o cancelamento, para estorno da nota deve emitir uma de entrada com cfop 1949.

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
TAMIRES

Tamires

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 4 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2019 | 09:48

Estou com a seguinte situação: Meu cliente vendeu no dia 25/07, o comprador devolveu a compra, então meu cliente emitiu uma entrada CFOP 1411. Acontece que um dia depois o comprador também emitiu uma devolução CFOP 5411. O que fazer agora pra não ficar com duas notas de devolução? Já passou do prazo de cancelamento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.