x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.387

Contador que tb é dono da empresa, pode assinar o sped com o

Fabiana Gomes Barreto

Fabiana Gomes Barreto

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 20 fevereiro 2017 | 16:54

Gostaria da ajuda dos caros colegas, eu tenho uma empresa da qual tb faço a contabilidade, estou migrando do simples nacional para o lucro real, ja tenho o e-cnpj da empresa com minha assinatura, existe a possibilidade de assinar o sped com esse msm e-cnpj? Qual procedimento devo fazer? Preciso de uma procuração uma vez q eu msm assino como proprietária e como contadora? O que eu quero é não ter q investir em outro certificado, queria usar o msm para incluir as duas assinaturas, existe essa possibilidade? Porque o inverso ja vi que existe uma procuração para o contador assinar no lugar do proprietário, mas o meu caso é o proprietário assinar tb como contador no msm e-cnpj que já possuo.

Mauro Juliani Junior

Mauro Juliani Junior

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 20 fevereiro 2017 | 17:11

Ola Fabiana.

Pelo que eu entendi você é a contadora e a administradora.

Não vejo mal nenhum em você assinar duas vezes os seus SPEDs desde que preencha as duas qualificações corretamente.

Porém recomendo que você verifique de qual SPED você fala e qual modelo de certificado você tem. Isso porque há SPEDs como o SPED Fiscal (ICMS e IPI) e a EFD Contribuições que aceitam certificados do tipo A1 (armazenado na maquina) e A3 (cartão ou token). Porém a ECD (SPED Contábil) aceita somente o modelo A3. Não estou certo sobre a ECF (escrituração contábil fiscal), mas acho que só dá pra mandar ela com o A3 também.

Outro detalhe, é que os SPEDs da parte contábil (ECD e ECF) pedem certificado e-CPF e não e-CNPJ.

Desta forma, se você tiver um certificado do tipo A1, terá que fazer o A3 no futuro para entregar essas declarações.

Se você passar aqui quais SPEDs sua empresa estará obrigada a entregar e qual certificado você tem, podemos te responder melhor se você precisa de outro certificado e de qual você precisa.

Fabiana Gomes Barreto

Fabiana Gomes Barreto

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sábado | 25 fevereiro 2017 | 10:36

O meu certificado é A3 é um cartão, a minha empresa é um depósito de gás (GLP) NCM: 27111919. Como eu sou nova no ramo, ñ tenho experiencia, não sei ao certo quais speds estou obrigada a entregar. Então as perguntas são: Com base em meu ramo de atividade e a empresa é Lucro real, quais speds tenho que entregar e preciso fazer procuração para assinar duas vezes com o msm certificado?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.