x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.023

Contabilização de movimentação financeira

Wilma

Wilma

Prata DIVISÃO 1, Gerente
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 09:46

Bom dia, colegas

Meu cliente tem 2 (duas) empresas EIRELI, sendo que 1 (uma) é do LUCRO REAL e a outra SIMPLES NACIONAL. Quando uma das empresas precisa de caixa, a outra faz um transferência bancária e acerta a pendência, logo que possível a empresa devedora devolve esse dinheiro para a outra empresa, no final do mês e essas transações ficam zeradas. Como deve ser feito os lançamentos contábeis - como empréstimo, antecipação de recebíveis? Lembrando que os titulares em casa empresa são casados em comunhão parcial de bens.

Obrigada,

Wilma

Wilma

Prata DIVISÃO 1, Gerente
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 12:28

Boa tarde, Helio

Obrigada, também acho que seria importante esse contrato, mas meu cliente está um pouco relutante, porque uma das empresas está no LUCRO REAL agora, e antes era do SIMPLES. Acho que não quer entender a obrigatoriedade de manter as informações de acordo com os princípios da contabilidade.
Nossa preocupação é que o contador tem responsabilidades nessas informações, correto?

HELIO DA SILVA PONTES

Helio da Silva Pontes

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 13:06

Entao Wilma,

Entendo que é importante o contador deixar bem claro quais sãos os riscos que seu cliente corre por não atender a legislação, documentar com emails por exemplo, é um sinal de boa fé do profissional contábil em caso de autuação...

Espero ter ajudado.

Abs

HÉLIO PONTES
HSP SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Assessoria Administrativa, Financeira, Contábil, Fiscal e Societária
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/helio-pontes-67461021

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.