x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 522

Ajuda emissão nota fiscal

Priscila Penteado

Priscila Penteado

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 11:45

Bom dia!

Vendemos uma banheira para um cliente, porem quando o consumidor final recebeu a banheira foi notificado que a banheira estava trincada.

Diante disso teremos que trazer essa banheira de volta, só não sabemos se ela será consertada ou troca por uma nova.

Para transporte precisa de uma nota fiscal, como faremos nesse caso???

Att.

André de Souza Miranda

André de Souza Miranda

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 11:53

Bom Dia Priscila,

Neste caso, você precisa devolver a mercadoria para o estoque, a própria empresa deverá emitir a nota, já que neste caso o cliente final (geralmente pessoa física) não tem como emitir uma nota de devolução.
Posteriormente, a empresa deve entrar com a sua mercadoria no estoque emitindo uma nota de ENTRADA (uma Nota Fiscal, ou NF-e, lembrando-se de alterar o CFOP e o tipo de Movimento 0/ENTRADA).
A nota deverá ser de entrada e emitida com um dos CFOPs:

1.201: Devolução de venda de produção do estabelecimento
Classificam-se neste código as devoluções de vendas de produtos industrializados pelo estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de produção do estabelecimento”.

1.202: Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros
Classificam-se neste código as devoluções de vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de industrialização no estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros”.
Ou se for de outro Estado, 2101 ou 2202.

André Miranda
Analista Fiscal
[email protected]
Priscila Penteado

Priscila Penteado

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 15:37

Obrigada André... mas depois que meu cliente fizer isso, uma nota fiscal de entrada própria... ele terá que devolver a banheira pra mim. Com qual CFOP ele deve emtir?

Meu cliente irá fazer uma nota fiscal de remessa para troca 5.949 e vou devolver essa nota para eles com o CFOP 5.949 também... como os impostos já foram pagos na nota fiscal de venda, nem eu e nem meu cliente deverá emitir a nota com destaque dos impostos de ICMS e IPI correto?

André de Souza Miranda

André de Souza Miranda

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 16:17

Oi Priscila,

O CFOP 5949 deve ser utilizado com certo cuidado, ela pode ser tributada ou não, como a nota será destinada ao transporte de um produto (a banheira, no caso), sugiro que nos "dados adicionais" seja feita uma observação sobre a operação.
Sugiro também que seja visto se há alguma instrução na SEFAZ do seu Estado sobre o CFOP.

André Miranda
Analista Fiscal
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.