Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 3.009

Cómo emitir e pagar impostos de RPA e CCM?

Luigi Briceño

Luigi Briceño

Iniciante DIVISÃO 4, Designer Gráfico
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 17:15

Boa tarde.

Sou peruano, com residência temporária no Brasil e estou com uma grande dúvida.

Trabalho como designer gráfico, presto serviços para uma empresa e eles precisam que entregue RPA.

Fiz o cadastro de INSS dele junto a Previdência Social e me deram um comprovante que tem um numero de 11 dígitos (NIT).

Neste momento estou fazendo o cadastro de profissional autônomo na Prefeitura de SP / Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM). Estou só precisando entregar o documento na subprefeitura junto com a procuração, meu CPF e meu RG (no meu caso, RNE).

Li que o responsável de "emitir a nota" é a empresa que me contrata.
Minha dúvida tem a ver com que eles não fazem ideia de como é o processo. Sou eu quem preciso pagar os impostos? a quem y como?

Tampouco faço ideia de como calcular os impostos a serem pagos. Pelo que eu sei, se estou cadastrado como CCM, eu não preciso pagar impostos. Ou sim?

Achei esta página, onde fazem o calculo dos impostos, mas acho que não consideram o fato que eu esteja cadastrado como CCM:

www.receita.fazenda.gov.br

Por favor, me ajudem

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 23 fevereiro 2017 | 08:31

Caro Luigi Briceño,

Como vc mesmo disse

Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM)
, CCM é um cadastro e vc precisa ver qual a atividade e qual o tipo de "empresa" que te cadastraram.

O fato de ter CCM te deixa regular, podendo trabalhar, porem, quando trabalhar terá de emitir nota fiscal de serviço.

Por ter CCM terá de pagar uma taxa de fiscalização e acho que em SP tb tem a Taxa unica anual de serviços, e para cada nota de serviço emitida terão os impostos referentes a aquela nota.