x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 511

Prestadores de serviço apuram ICMS?

LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 7 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2017 | 13:45

Carine o fator de ter a inscrição nem sempre quer dizer que haverá recolhimento de imposto.Aqui no RJ a atividade de empreiteiras e engenharia já estão desobrigadas a ter inscrição estadual.No seu caso seu estado deve exigir inscrição para circulação de mercadorias.

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2017 | 14:12

Boa tarde Carine,

Assim como o Luciano mensura, em São Paulo a atividade de construção civil é obrigada a possuir uma inscrição estadual para movimentação das mercadorias, destarte esta ação não a caracteriza como contribuinte do ICMS, porém por estar inscrita no estado cabe a apresentação de todas as obrigações acessórias incidentes. Ademais as outras prestadores de serviço, se estabelecidas em São Paulo também terão o mesmo tratamento, se em outros estados, deverá verificar o regulamento interno.

Apenas um adendo, em São Paulo a regulamentação da construção civil está no anexo XI, este anexo IV citado creio ser aquele tributado pelo simples nacional, se realmente for optante pelo simples, não haverá apuração do ICMS devido ao regime, tampouco as obrigações acessórias tais como GIA, SPED Fiscal.

idg.receita.fazenda.gov.br

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.