x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 6.994

Custo do Capital de Terceiro

Vinicio Carvalho

Vinicio Carvalho

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2017 | 13:50

Pessoal, estou precisando calcular o custo do capital de terceiro na empresa e gostaria de saber como calcular, alguem poderia me ajudar? Qual a formula para chegar nesse custo?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 7 anos Sábado | 25 fevereiro 2017 | 19:22

O capital de terceiros é representado pelo passivo circulante e não circulante.

Em geral o passivo circulante é representado por fornecedores de curto prazo, tributos a recolher, salários a pagar, etc que não geram nenhum custo financeiro..

Já os empréstimos bancários tem seus custos pré-definidos e são lançados em despesas bancárias.

Que outros custos vc quer identificar?



Vinicio Carvalho

Vinicio Carvalho

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 março 2017 | 07:14

Salvador, na verdade quero levantar mesmo o custo do capital de terceiros, já que a empresa possui muitos financiamentos e empréstimos bancários, olhando alguns materiais sobre o assunto vi que na maioria das vezes é o saldo devedor da divida, dividido pela despesa financeira relacionada a divida, confere?

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 13:55

Vinicio,

Concordo com esta metodologia em dividir a despesa financeira, pelo saldo do passivo.

Só lhe sugiro realizar isto em uma base mensal, já que o saldo do passivo pode flutuar significativamente durante um determinado ano e distorcer seu cálculo.

Boa sorte!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.