x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.516

Não dei baixa em carteira de trabalho de funcionária.

sergio

Sergio

Iniciante DIVISÃO 5, Sócio(a) Gerente
há 7 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2017 | 18:18

Boa noite!
Tenho uma ex funcionária que foi mandada embora há mais de 5 anos, só que não dei baixa na carteira dela e ela quer saber agora se tem algum direito. A minha empresa está passando por dificuldades e ainda não tenho como quitar as dívidas. Como devo proceder em relação a carteira dela? Ela ainda pode me processar passando 5 anos?
Grata,
Lilian

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2017 | 18:59

Sergio, boa noite
O(a) ex-empregado(a) tem até dois anos após a saída para entrar com uma ação na justiça do trabalho, o prazo no caso dela já passou.
No caso dela se não houve a baixa na ctps e por algum motivo, acredito que ela não tenha apresentado a carteira de trabalho, (isso acontece com frequência), o importante e a empresa ter documentos (rais, rescisão, carta de dispensa, Sefip, etc..) onde prova que ela foi dispensada ou pediu demissão.
Ela quando apresentar a ctps, você dá a baixa e tudo bem.


blogs.atribuna.com.br

Yagucha

Yagucha

Iniciante DIVISÃO 5, Professor(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 10 julho 2017 | 13:39

Carlos Alberto dos Santos

Fui registrada numa empresa familiar nos anos de 1981 a 1983. Era uma empresa Rural registrada no Incra. O recolhimento do INNS ocorreu e consta no planilha da Previdencia. Eu viajei e a carteira ficou com eles e acontece que eles faleceram e não foi dado baixa, no entanto constituiram uma nova empresa e nesta mesma carteira eu fui registrada logo em seguida. Não percebi o fato naquela ocasião. Mas depois eu perdi esta carteira. Eles aceitaram o registro feito após num CNPJ mas não aceitaram ou melhor não reconheceram o vinculo com este registro em nome de um Produtor rural. CPF.Ou seja eles receberam estes valores, mas querem a baixa. O pior que não tem ninguem vivo. O que eu posso fazer?
Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.