Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.067

Dependente e cônjugue na Declaração de Imposto de Renda 2017

Renato Anderson Silva

Renato Anderson Silva

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 2 março 2017 | 23:45

Amigos(as), estou elaborando a Declaração de Imposto de Renda PF - ajuste anual exercício 2017 dos meus familiares. Tive que incluir a nossa mãe como dependente na Declaração do meu irmão com o intuito de aumentar o valor de restituição do imposto retido no ano-calendário 2016. Porém, quero entregar também a Declaração de ajuste anual 2017 do nosso pai, informando que nossa mãe é sua cônjugue. Eles são casados no papel. Ele é aposentado e desobrigado, pelas regras atuais, a entregar. Mas pretendo entregar sua Declaração com o intuito de poder gerar o seu código de acesso ao e-CAC _conforme as informações do sítio da Receita Federal, para uma pessoa física poder gerar o seu código de acesso é necessário o nº de recibo das declarações originais dos 2 últimos exercícios. No final das contas, transmitirei a declaração do meu irmão tendo a nossa mãe como dependente e a do meu pai tendo-na como cônjugue. É possível que estas duas Declarações entrem na malha fina?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 00:15

Renato,

No final das contas, transmitirei a declaração do meu irmão tendo a nossa mãe como dependente e a do meu pai tendo-na como cônjugue. É possível que estas duas Declarações entrem na malha fina?

Não acredito que caiam em malha por isso. Seria o que chamamos de brecha legal na legislação.
Apenas tome cuidado: caso eventualmente sua mãe possua rendimentos, esses devem ser lançados no IR do seu irmão.


Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Renato Anderson Silva

Renato Anderson Silva

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 00:29

Hugo Ribeiro, na verdade minha mãe teve rendimentos tributáveis em 2016, inclusive retenção de Imposto de Renda, mas foram valores menores do que R$500,00. Incluí estas informações na Declaração dele. No momento da elaboração da Declaração, apontou que por deduções legais o valor a restituir seria maior. A minha única preocupação é, entrando em malha fina, haver suspensão de pagamento da aposentadoria do meu pai e do salário do meu irmão que, com certeza, nos trará muitos problemas.

Bruna

Bruna

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 10:50

Renato, bom dia!
As regras para dependente nesse caso é que a sua mãe tenha recebido até R$ 22.847,76 em 2016 e que seja informado junto ao rendimento tributável do seu irmão. Quanto a declaração do seu pai apenas informando como cônjuge não trará problemas, só seria possível cair na malha fina se estivesse nas duas declarações como dependente.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.